Atleta paralímpica eusebiense é destaque na etapa Norte e Nordeste do Circuito Loterias Caixa

quarta-feira | 28/03/2018

A atleta paralímpica eusebiense, Clariene Abreu, que recebe o apoio da Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Esporte e Juventude, foi destaque da etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa, ocorrido neste fim de semana, de 23 a 25, na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe. Ela conseguiu o vice-campeonato na classe T47 nas provas 100 metros rasos, 400 metros rasos e salto a distância.

Clariene participa de várias competições a nível nacional, representando o município de Eusébio. Segundo o secretário de Esporte e Juventude, Michel Choquito, no momento é a única atleta paraolímpica apoiada pela Prefeitura, mas existe a possibilidade de expandir o número desses atletas, no futuro. “Estamos trabalhando para dar o suporte necessário aos nossos atletas para que possam ter condições de treino e de participação em torneios em nível estadual, regional e nacional”, observa o secretário.

Segundo Clariene, a participação nessa e em outras competições nacionais serão importantes com o objetivo de sua classificação para as Paralímpiadas em Tóquio, por isso a importância de sua participação e todas competições em nível regional e nacional.

Além dos resultados obtidos nessa etapa Norte e Nordeste, Clariene conquistou três índices para Etapa do Circuito Loterias Caixa Fase Nacional. A primeira Etapa acontece em junho em São Paulo/SP. Antes, no entanto, ela irá participar do Open Internacional de Atletismo em São Paulo/SP, nos dias 23 a 28 de Abril, que terá a participação de atletas de vários países. Essa será primeira competição em nível internacional que a atleta eusebiense estará participando, e isso graças aos resultados conquistados no ano passado.

O Circuito Loterias Caixa conta com disputas de atletismo, halterofilismo e natação. A competição reuniu mais de 400 atletas das três modalidades. A próxima etapa regional do Circuito Loterias Caixa será em Goiânia (GO), de 12 a 15 de abril, e dará início ao calendário nacional da esgrima em cadeira de rodas, com a I Copa Brasil da modalidade.

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Neste ano de 2018, as disputas das fases nacionais foram separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

O prefeito Acilon Gonçalves disse que a Prefeitura vem desenvolvendo uma política pública voltada para a juventude utilizando o Esporte como ferramenta. “Buscamos incentivar a juventude para que possa realizar sonhos, superar os obstáculos e transformar sua realidade. Com esse apoio, muitas vidas têm sido transformadas e atletas, como a Clariene, com o esforço próprio, tem trazido grandes vitórias para nossa cidade”, afirmou.