Aula inaugural do Programa Eusébio de Educação Fiscal é realizada na EEEP Eusébio de Queiroz

segunda-feira | 14/06/2021

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento e Secretaria de Educação do Município, realizaram hoje (14) a aula inaugural do Curso de Educação Fiscal do Município, com alunos da Turma de Logística da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, tendo como ministrante o secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini. A ideia é que os alunos entendam a importância dos tributos e como eles se revertem em benefícios, como também visa estimular o pleno exercício da cidadania, a educação fiscal e a promoção da discussão das finanças públicas. A aula inaugural de hoje foi com o secretário Alexandre Cialdini.

O Programa Eusébio de Educação Fiscal é fruto de uma parceria com a Fundação Raimundo Fagner, Empresa 3Corações e a Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz do Eusébio. Doze alunos foram selecionados para receber capacitação sobre a natureza do tributo, importância dos gastos públicos, da solicitação de nota fiscal, entre outros temas. A Escola Profissional contará com um laboratório com equipamentos, computadores, laptops e notebooks para que os alunos possam estar vivenciando a educação fiscal.

O programa, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, está em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).  “A Educação Fiscal é um processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de estimular a cidadania participativa e consciente dos direitos e obrigações, com base no exercício da cidadania e corresponsabilidade entre o município e a sociedade. Ao decidirmos levar esse programa para a Escola queremos que o aluno tenha conhecimento de como o estado funciona, como são pagos os impostos, para que serve o estado, de onde vem os recursos. Também queremos que se inteirem sobre a prerrogativa que todo cidadão tem de controlar, acompanhar e cobrar as propostas de governo”, salientou.

Segundo o coordenador de Estágio da Escola de Ensino Profissional, Samuel Vieira, para participar do projeto, é necessária uma vivência maior dos alunos na área contábil. “A prefeitura vem como parceira no sentido de projetar um amadurecimento maior, e desenvolver novas atividades, principalmente na área de logística. Portanto, é uma iniciativa importante, temos parceiros importantes nesse projeto e a Prefeitura vem agregar para a formação dos meninos. Esse é o momento do estágio, em que os alunos saem do teórico e vão para a atividade prática. Essa vivência é importante e vai ser extremamente importante no desenvolvimento profissional dos alunos”, concluiu.