Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Banda Forró 100 Preconceito é tema de Live do Centro Dragão do Mar nesta quinta-feira

quarta-feira | 22/07/2020

O CAPS Geral do Eusébio e o Forró 100 Preconceito, grupo musical formado por pacientesdo equipamento da Prefeitura de Eusébio, e que realiza o tratamento de transtornos mentais através da música, são destaques na Live que será realizada nesta quinta-feira, 23 de julho, às 14 horas, pelo Museu da Cultura Cearense, ligado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Segundo a coordenadora do CAPS Geral de Eusébio, Imaculada Mendonça, o convite surgiu no mês passado quando aconteceu o projeto Festival São João na Rede, que contou com a participação da Banda Forró 100 Preconceito.

Segundo ela, o produtor do Festival, LuizSantos, soube do trabalho realizado pelo CAPS e da Banda e convidou o grupo musical para participar do Festival, com outros grupos cearenses. “Ele queria envolver os segmentos da saúde mental e fez o convite. Foi muito importante para dar visibilidade a esse trabalho”, disse. Imaculada pontua que antes de apresentação seria apresentado um vídeo sobre a Banda, com depoimentos dos pacientes e integrantes e um histórico do grupo musical, mas esse vídeo acabou não passando.

“Então aconteceu esse segundo convite para participar dessa Live, que será a oportunidade paras apresentar o vídeo e debater sobre o trabalho do CAPS de Eusébio para todo Ceará, com a participação de especialistas. Nessa live será feito um link com o trabalho junto aos idosos em tempo de pandemia. Como a Forró 100 Preconceito faz esse trabalho se apresentando nas nove casas de idosos de Eusébio, encaixou bem essa novaoportunidade. Outra coincidência é que a Live foi pensada em comemoração ao Dia dos Avós, que acontece no próximo dia 26 de julho, que também é a data de aniversário da padroeira de Eusébio, Sant’Ana”, ressaltou.

O debate com o tema “Sem Preconceito: forró, saúde mental e o idoso durante a pandemia” faz parte do programa Audiovisual e Saúde Mental e tem como objetivo provocar reflexão sobre a situação das pessoas idosas e saúde mental,especialmente, no período de enfrentamento ao coronavírus.

O coordenador do Núcleo Educativo do Museu, Ícaro Souza,  mediará a conversa entre Imaculada Mendonça, terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Eusébio; Océlio Baltazar, vocalista da Banda Forró 100 Preconceito; Sandro de Freitas, coordenador artístico da Banda Forró 100 Preconceito; e Evaldo Cavalcante, terapeuta ocupacional e professor do curso de especialização em gerontologia da Unifor.

Antes do debate será apresentado umdocumentário sobre a banda Forró 100 preconceito, que é integrada por usuários do serviço de saúde mental, no projeto que nasceu no CAPS Eusébio, há 11 anos. Em seguida acontecerá o bate-papo sobre a questão da pessoa idosa na sociedade, com situação de vulnerabilidade agravada neste período de pandemia do COVID-19, bem como será uma oportunidade de conhecer mais sobre os serviços prestados pelo CAPS Eusébio.

Serviço: 

LIVE “Sem Preconceito: forró, saúde mental e o idoso durante a pandemia”

Data: 23 de julho de 2020 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Acesse o site www.dragaodomar.org.br

www.youtube.com/dragaodomarcentro

Com informações da Ascom do Centro Dragão do Mar