Coleta Seletiva de Eusébio faz recesso de 24 a 27 para reorganização do sistema

quarta-feira | 09/12/2020

A meta em 2021 é arrecadar 40 toneladas de resíduos sólidos por mês, com a ampliação do numero de doadores (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), informa que o Serviço de Coleta Seletiva entrará em recesso nos dias 24, 25, 26 a 27 de dezembro para reorganização do sistema e do cronograma de coleta já visando o ano de 2021. O serviço voltará nos dias 28, 29 e 30 para a coleta dos materiais acumulados nas residências, condomínios e empresas, através de agendamento, que pode ser feito pelo telefone (085) 98589 8066,  da coordenadora do Serviço de Coleta Seletiva de Eusébio, Jaíres Lima.

Segundo o presidente da AMMA, Tulio Studart, esse recesso é realizado anualmente para que, tanto o cronograma de visitas, como o galpão de beneficiamento dos materiais sejam reorganizados. Ele pontua que caso haja uma coleta excessiva de materiais nos três dias de coleta intensiva (28, 29 e 30 deste mês), o sistema só retornará no dia 4 de janeiro de 2021. “É o tempo necessário para que o material seja beneficiado para a comercialização, “explica.

Atualmente 3 caminhões auxiliam na coleta de resíduos sólidos no município (Foto: PME/Divulgação)

A coordenadora da Coleta Seletiva de Eusébio, Jaíres Lima, destaca que neste ano de 2020, mesmo com a pandemia, e com o serviço funcionando de forma reduzida, devido o isolamento social, foram coletadas 353 toneladas. No ano passado, com o sistema funcionando de forma plena, foram 330. “E esse número era para ter sido maior. Pois em outubro e novembro passamos de 30 toneladas por mês. Nunca o serviço tinha atingido esse volume”, pontua.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, observa que a Coleta Seletiva de Eusébio vem dando exemplo para outros municípios, sendo hoje um projeto que alcançou pleno êxito em seu propósito de controle ambiental. “Vamos reforçar a educação ambiental em porta a porta ou através de carro de som para que mais moradores venham a aderir a esse projeto, ampliando assim o volume de material coletado. Queremos chegar a 40 toneladas por mês. Dessa forma estaremos contribuindo com o nosso meio ambiente e com a geração de renda para as famílias dos catadores”, observou.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves a Coleta Seletiva de Eusébio tem potencial para atender os 54 mil habitantes da cidade “Nossa perspectiva é que o sistema atinja uma produção de resíduos de 480 a 500 toneladas, por ano, e para isso precisamos de uma maior adesão da população para que a reciclagem faça parte do dia a dia de todos. Temos 3 caminhões e 22 catadores para realizar esse trabalho, integrantes da Associação das Catadoras e Catadores de Eusébio (ACCEU),” concluiu.