Comitê de incentivo à vacinação faz balanço positivo da campanha em Eusébio

segunda-feira | 20/07/2020

O Comitê Municipal Intersetorial para Intensificação da Cobertura de Vacinação, da Prefeitura de Eusébio, fez um balanço positivo das ações realizadas no município em incentivo à imunização da população. O Comitê agora vai elaborar um relatório sobre as ações de mobilização intensa realizada por vários segmentos da administração e as dificuldades encontradas devido o atual momento de pandemia pelo novo coronavírus e a necessidade de manutenção do isolamento social.

A coordenadora da Atenção Básica, Nelci Bezerra, destacou que o trabalho terá continuidade para que a cobertura vacinal do município atinja as metas determinadas pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de imunização do público alvo das vacinas, com exceção da BCG e do Rotavírus, que é de 90%. Ela lembrou que outras campanhas serão realizadas, ainda este ano, e que a mobilização será necessária junto a população da cidade.

Segundo Rita de Cássia Alexandrino, coordenadora de Imunizações, o município vem conseguindo ampliar a cobertura das vacinas dos vários grupos prioritários, mas para é necessário que os moradores procurem se vacinar no posto de saúde onde estão cadastrados, para que a informação possa ser lançada no sistema do E-SUSe o município amplie a cobertura exigida pelas autoridades. “Quando uma pessoa procura outro posto fora do seu bairro ou em outro município para se vacinar ou vacinar seu filho, essa vacina não conta para nosso município. Por isso pedimos a população que nos auxilie nesse trabalho”, disse.

Ela destacou que vem solicitando aos profissionais de saúde dos postos para que auxiliem também nessas ações. “Tivemos reunião com enfermeiras e técnicas da Sala de Vacina, onde repassamos orientações sobre sistema E-SUS, pois é necessário é muita atenção na hora de preencher os relatórios”. frisou.

Nelci Bezerra falou da dificuldade que as pessoas dos postos sentem pois muitas vezes as pessoas de outra localidade procuram os postos e isso dificulta o trabalho. Temos vacinas em todos os postos, isso é monitorado diariamente e quando falta logo é providenciado. As vacinas vêm pelo Ministério da Saúde para o Estado. Outra dificuldade é que as agentes de saúde não têm acesso aos condomíniose a população desses locais muitas vezes procuram se vacinar em outro município”, comentou.

Influenza

Com relação a Campanha de Vacinação contra Influenza, que termina na sexta-feira (24), o Eusebio já atingiu 97% do público alvo imunizado. O relatório completo deverá ser divulgado na próxima semana. O trabalho de buscativa de pessoas que estão com o cartão de vacinas atrasados, vem sendo realizado grande parte pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e mesmo com as dificuldades devido a pandemia, tem conseguido realizar a atividade.

Dos 51 agentes 40 estão atuando em campo. Os demais não estão com condições por problemas de saúde. “Mesmo com as dificuldades pois muitas pessoas com receio da Covid não querem receber as agentes, elas estão fazendo o levantamento das vacinas e estão desempenhando bem suas tarefas”, disse a enfermeira Branca, responsável pelas ACS no município.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também bem realizando ações de buscativa através do Programa Criança Feliz, onde as técnicas verificam a caderneta de vacinação das crianças e já encaminharam algumas para a vacinação nos postos. A equipe não encontrou tanto casos de atraso, pois a maioria estava com a vacinação em dia.