Comitê Gestor do Programa Criança Feliz realiza primeira reunião

quarta-feira | 11/08/2021
O Comitê Gestor conta em sua composição com representantes titulares e suplentes de cada secretaria atuante no segmento social (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio realizou, nesta quarta-feira (11), a primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz. O organismo tem como finalidade, planejar e articular as ações necessárias para alcançar os objetivos das políticas voltadas para a primeira infância e promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando sua família e seu contesto de vida. O Comitê Gestor Municipal foi criado através de Decreto 929 de 19 de junho de 2021 e conta em sua composição com representantes titulares e suplentes de cada secretaria atuante no segmento social.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, o Comitê Gestor é composto por representantes das políticas públicas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Conselho de Direitos das Crianças e Adolescentes, Esporte e do Conselho Tutelar. Ela afirma que o encontro definiu estratégias, instrumentos e compromissos para fortalecer a intersetorialidade e execução do programa.

“É de grande importância investir na primeira infância. Junto com toda nossa equipe, temos realizado um trabalho sério, comprometido com a valorização, promoção da primeira infância, contribuindo para as diversas etapas do desenvolvimento infantil e construção de uma nova geração”, pontuou.

O Comitê tem por atribuições: elaborar o plano de ação estabelecendo as diretrizes e estratégias do Programa Criança Feliz; definir estratégias, planejar e articular as ações, instrumentos e compromissos que fortaleçam a intersetorialidade do Programa e a implementação das ações de responsabilidade do município; acompanhar e fiscalizar a operacionalização do Programa no município; promover avaliação sobre desempenho e o impacto do programa no município e desempenhar quaisquer outras ações consultivas, de assessoramento e de apoio geral à Administração Pública Municipal na execução das ações do Programa Criança Feliz.

Participação

Participaram na reunião: Samara Cordeiro (Secretaria de Desenvolvimento Social), Martha Mendes (Articuladora do Selo Unicef); Nelci Bezerra (Secretaria de Saúde), Daniel Henrique (Secretaria de Cultura e Turismo); Bianca Mazo (Secretaria de Educação), Larissa Rodrigues (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA), Márcio Rodrigues( Conselho Municipal de Assistencia Social – CMAS), entre outros.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Comitê Gestor tem grande importância para assegurar o caráter intersetorial do Programa e a conjugação de esforços das diferentes políticas públicas. “É fundamental que a intersetorialidade na prática cotidiana seja apoiada pelo alinhamento entre as políticas, abrangendo o planejamento, o desenvolvimento e o monitoramento das ações e encaminhamentos realizados pelos que integram essa política pública de governo”, acentua.