Comitiva do Unicef no Brasil visita Eusébio e conhece equipamentos e programas sociais do município

sexta-feira | 14/07/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

O município de Eusébio é um dos municípios brasileiros mais premiados com as ações do Unicef, são seis no total e nesta sexta-feira (14) o município recebeu os membros do Unicef no Brasil para conhecer os equipamentos e projetos que atuam em parceria com o Selo Unicef. A comitiva também conheceu o Centro Especializado em Reabilitação (CER), e os serviços nele oferecidos, como a Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA).

A equipe conheceu as instalações e o trabalho que é realizado pela UEPA para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Arismênia Lima, coordenadora da UEPA, destacou a satisfação de receber a visita da comitiva do Unicef. “Receber a comitiva do Unicef só nos faz agradecer e acreditar que o nosso trabalho está sendo realizado com dedicação e qualidade. Eles puderam acompanhar um pouco de um dos nossos tratamentos que é a musicoterapia”, disse.

Outros locais visitados pela equipe foram o CEI Alisson Silva dos Santos e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sede. A comitiva do Unicef, composta por Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil; Elisa Meirelles Reis, Oficial de Comunicação do UNICEF no Brasil; Dennis Larsen, Chefe do UNICEF para o território Semiárido e do escritório do UNICEF em Recife; Luciana Phebo, Chefe do Setor de Saúde da Unicef e Rui Aguiar; Chefe do Escritório do UNICEF em Fortaleza, foi recebida pelo prefeito Acilon Gonçalves, pelos secretários Júlio César Costa, da Educação e Samara Cordeiro, de Desenvolvimento Social e pela primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves.

Dennis Larsen, Chefe do UNICEF para o território Semiárido e do escritório do UNICEF em Recife destaca a visita realizada ao Ceará e a importância de conhecer os projetos do município de Eusébio. “Achávamos muito importante virmos ao Ceará e conhecer os projetos. E, é claro que o Ceará é muito especial devido as muitas iniciativas terem começado aqui. A Busca Ativa Vacinal foi iniciada aqui em Eusébio. Conhecemos os projetos do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e tivemos a oportunidade de conhecer os programas da Escola de Promoção à Vida – EPV. Ouvimos muitas pessoas nesta semana no Ceará e no Eusébio. O objetivo agora é voltar para Brasília e vamos pensar como expandir os projetos, como ajustar e como melhorar também”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves agradeceu a visita da comitiva, “quero, antes de tudo, agradecer a visita de todos vocês por estarem aqui e agradecer ao UNICEF por ter esse cuidado de permanentemente propor premiações através do Selo, pois isso, nos estimula a buscar implementar as políticas que produzirão resultados para o bem-estar de crianças e adolescentes, que são os pilastras da sociedade. Então, trabalhando a criança e os adolescentes, trabalharemos com os adultos,” pontuou. O prefeito propôs que no próximo Selo possa se incentivar também projetos que incentivem o primeiro emprego para os jovens.