Comitiva do UNICEF visita Eusébio

terça-feira | 22/10/2013

O município de Eusébio recebeu nesta terça-feira (22), 30 membros do Unicef, vindos dos Estados Unidos e de países da América Latina, como Argentina, Colômbia e Venezuela. O objetivo da visita foi para os técnicos conhecerem o projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), criado pela Prefeitura de Eusébio, com apoio do Unicef. O projeto tem como objetivo promover a saúde por meio da atuação dos ASAs nas Escolas e nos Postos de Saúde, com enfoque preventivo.

Os membros do Unicef em visita ao Eusébio, conheceram o funcionamento das escolas municipais e dos Postos de Saúde. Os visitantes são responsáveis pela captação de recursos para o Unicef e para tanto apresentam projetos para os possíveis doadores. O ASA será uma das propostas que farão parte do mostruário a serem apresentados por eles posteriormente.

A comissão foi recepcionada no Plenário da Câmara Municipal de Eusébio, pelo Prefeito Júnior, secretários municipais e vereadores e foi acompanhada pela representante do Unicef no Ceará, Dra. Tati Andrade. O Prefeito Júnior fez a saudação inicial, destacando a importância da visita para conhecer os projetos que o Eusébio tem realizado para conseguir altos índices de desenvolvimento social, tal como a redução da mortalidade infantil. “O município foi destacado pelo próprio Unicef por ter conseguido um índice de 9,1 por mil nascidos vivos, um dos mais baixos do mundo, equivalente a de países desenvolvidos como a Noruega”, segundo ele.

O prefeito destacou que os frutos que o Eusébio vem colhendo, foram plantados pela administração passada que investiu no social, principalmente na Saúde, Educação e Assistência Social. Ele afirmou que o município tem cobertura de 100% com o Programa de Saúde da Família e cada posto atende em média 700 famílias. “Além disso, fazemos um trabalho belíssimo de conscientização sobre o aleitamento materno, e outros projetos, como o ASA, que é um trabalho inovador de auxilio às famílias”, destacou.

A representante da comitiva, Jully Verhaar, falou aos presentes, destacando a importância da visita para que os técnicos conheçam como a administração atua na aplicação de políticas públicas e como as experiências do Eusébio podem ser replicadas em outras cidades. “É bom visitar os equipamentos, as escolas e ter contato com a forma como vocês cuidam e tratam suas crianças”, afirmou.

Em seguida o Agente de Saúde Adolescente, Norbério Vasconcelos do Vale, fez uma explanação sobre o ASA aos presentes. Os técnicos foram divididos em três grupos para visita as escolas e postos de saúde. Um grupo visitou Escola Eduardo Alves e o Posto do Timbú; o segundo grupo foi à Escola Izídio José Campina e o Posto da Tamatanduba e o terceiro à Escola Mário Sales e o Posto do Jabuti Km 19.

Na Escola Eduardo Alves, os visitantes assistiram apresentações da fanfarra escolar e do grupo de Capoeira, em seguida conheceram as atividades do tempo integral, dentre eles, a oficina de Bandminton e uma aula no Laboratório de Educação, onde conheceram a dinâmica do trabalho de prevenção ao DST/Aids. No Posto do Timbu eles tiveram reunidos com os profissionais no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Timbu e tiveram dúvidas esclarecidas sobre atendimento e outros projetos realizados no município, como o Saúde e Prevenção na Escola (SPE), Comvida e Proerd, que têm como público alvo crianças e adolescentes.