Conheça o elenco principal da Paixão de Cristo 2022 de Eusébio

quarta-feira | 13/04/2022
Jonethan, como Jesus e Paulliany, como Maria, são os principais protagonistas da encenação (fotos: Secult/PME)

Os responsáveis para materializar a maior história de amor que já existiu, a Paixão de Cristo, em sua maioria é formada por moradores do próprio município de Eusébio, que angariaram experiência ao participar das edições anteriores. Mas esse ano o espetáculo traz caras novas como o ator Jonethan Fontenele, que interpretará Jesus. Ele é fotógrafo e morador da Barra do Ceará, em Fortaleza. Jonethan, que já participou de outras encenações do gênero em Fortaleza, afirma que participar do espetáculo tão grande como a Paixão de Cristo do Eusébio, tem sido um grande aprendizado. “Tenho recebido muitos ensinamentos ao representar Jesus e quero conseguir passar ao público toda a emoção que sinto em cena”, disse.

Outra novidade é o interprete de João Evangelista, que este ano ficará a cargo do novato Francisco Barros, que é professor de educação física, morador do bairro Vila Peri, em Fortaleza. O ator tem 40 anos e diz estar vivenciando uma experiência única e incrível. “E essa é uma sensação que eu queria que todos pudessem sentir um dia, ao fazer parte desse espetáculo e testemunhar a grandiosidade que é tudo isso”, frisou.

Maria será interpretada mais uma vez por Paulliany Cavalcante, 31 anos, moradora do bairro Encantada. Ela é formada em RH e Gestão de Pessoas e trabalha na Célula da Ouvidoria da Secult. “Participo desde 2007. Fiz por sete anos o personagem da endemoniada. Já fui dançarina de Herodes, fiz parte da Multidão, fui Maria Madalena, Dublê de Jesus e Maria mãe de Jesus por duas vezes em 2014 e 2016. Participar da Paixão de Cristo é um ato de entrega e amor, e poder vivenciar mesmo que de forma cênica a história de vida e morte do homem que veio ao mundo para dar-nos a vida é algo indescritível. Essa é sem dúvida a época do ano mais esperada por mim.  Eu não me vejo não fazendo parte desse grande espetáculo”, frisou.

Outros personagens

Kiévia Rianne, como Maria Madalena, Paulliany Cavalcante, como Maria e Francisco Barros, como João Evangelista

Judas será interpretado por Alan Santos, 29 anos, diagramador, morador do Novo Portugal. Ele já foi o Menino Jesus, João Evangelista, paralitico, filho Pródigo e Diabo. Kiévia Rianne Sousa de Oliveira, 35 anos, moradora do Urucunema, será Maria Madalena. Em 2016 ela interpretou Verônica e a mulher com hemorragia. Em 2017 não participou por estar grávida. Em 2018 e 2019 foi esposa do Centurião. “Quando cheguei no Eusébio com 18 anos me apaixonei pelo espetáculo ainda encenado na praça do Polo, com as falas ao vivo, então quando pude fazer parte, esse sonho se renova a cada edição”, disse.

Hemetério Terceiro, a frente calção quadriculado será Caifás

João Batista será interpretado por Paulo Sombra de Abreu, motorista, morador do Timbu. Foi José em 2018 e João Batista em 2019. Caifás ficará a cargo de Hemetério Terceiro, 43 Anos, engenheiro civil, músico e teatrólogo, morador do Mondubim, em Fortaleza. “Participar da Paixão de Cristo do Eusébio é gratificante, além de ser uma oportunidade ímpar de servir e levar a palavra de Deus ao próximo, através das artes cênicas, num grande trabalho em equipe, que se dá pela colaboração mútua entre atores, músicos, bailarinos, equipe técnica e da plateia. Já participei de outras duas edições da Paixão de Cristo, interpretando em ambas Herodes Antipas”.

Claudio Vasconcelos interpretará este ano Herodes

Claudio Vasconcelos de Lima, 59 anos, morador do Luciano Cavalcante, em Fortaleza, será Herodes. Ele também é um dos veteranos tendo participado em 2019, como Pilatos, João Batista, em 2016 e 2017 e soldado de Pilatos em 2014. “A paixão de Cristo é tudo pra mim, fui sempre super bem recebido pelo Tarcísio e também pela família do NAEC. Em 13 anos que trabalho no Eusébio, esse é o sexto ano que participo e quero permanecer por muitos e muitos anos, agora em 2022 serei Herodes” disse. Pilatos será interpretado pelo professor André Lima Verde, 43 anos, morador do Coité, é coordenador do Departamento de Educação Física de Eusébio. Ele já interpretou por dois anos um soldado e em um ano foi Centurião.

O professor André Lima Verde será Pilatos

Dois atores interpretarão o demônio, Marcos Oliveira, Técnico em Logística, e morador do Camará, Aquiraz. Tem 39 anos e participa desde 2014. Já foi Judas, sacerdote Amoque, Herodes, Pilatos e este ano será o Demônio da Proposta. Para ele importância da Paixão de Cristo deste ano significa esperança. “É um novo momento que podemos viver. Vivenciar esse momento de amor pelo olhar de uma mãe, onde encontramos o colo de que tanto precisamos pra enfrentar esses dias difíceis. A Paixão de Cristo é vivenciar a experiência de amor, respeito e colaboração em grupo, para todos de nossa cidade”. disse. O outro interprete do demônio será Well Rein Gomes, diagramador, morador do Jabuti, que em anos anteriores foi Judas e um diabinho. Para ele participar traz crescimento e experiência teatral.

Marcos Oliveira à direita e Well Rein a esquerda, de branco, interpretarão os diabos