CREAS do Eusébio faz diagnóstico sobre atual situação de exploração sexual de crianças e adolescentes no encerramento da campanha Maio Laranja

segunda-feira | 31/05/2021
O CREAS/Eusébio fez um diagnóstico sobre a atual situação do país com relação a problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes (Foto: July Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através do Centro de Referenda Especializado em Assistência Social (CREAS), nesta segunda-feira (31), dia em que se encerra a Campanha Maio Laranja de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, fez um diagnóstico sobre a atual situação dessa problemática no país. Segundo a coordenadora do CREAS-Eusébio, Jadir de Sousa Pontes, o assunto desperta repulsa e mexe com os sentimentos de muitos que lutam pelos direitos das crianças e adolescentes.

“A violência sexual de crianças e adolescentes a uma triste realidade no mundo inteiro, infelizmente aumentando a cada ano. A única forma de enfrentamento eficaz a essas violações de direitos graves de crianças e adolescentes e através de conscientização plena do conhecimento sobre o tema. A violência sexual atinge crianças e adolescentes de todas as idades (0 a 18 anos) de ambos os sexos, sem distinção de sexo. Os deficientes intelectuais, na maioria das vezes, são os que mais são abusados, devido à dificuldade de se expressarem”, argumenta.

Segundo ela, a estatística mostra que a cada 4 meninos 1 sofre algum tipo de violência sexual na infância ou adolescência e essas crianças quando abusadas tem menos de 10 anos e por serem de menor idade não denunciam, por medo ou incapacidade de se expressar e assim o agressor acaba ficando impune para cometer delito. “O perigo pode estar dentro de casa, estudos mostram que 80% a 88% dos casos de violência sexual infantil são praticados por familiares ou pessoas que estão muito próximas das vítimas. É muito comum o abusador ser pai, mãe, padrasto, madrasta, tio, primo, sobrinho. O ambiente familiar passa a percepção de segurança e isso contribui para o aumento dos casos”, revela.

Destaca, que a informação, dialogo e conscientização são armas poderosas que podem ser usadas contra o abuso infantil. Jadir pontua que as crianças devem ser orientadas pelos pais e/ou familiares como se comportarem em qualquer situação. “Se alguma pessoa tentar se aproximar tentando praticar o assédio sexual, mesmo sem contato físico, a criança deve dizer não  e contar imediatamente para os seus responsáveis. Pais e responsáveis devem saber de tudo sobre seus filhos conhecer todos os contatos da criança, enfim todos que cuidam de crianças e adolescentes, pois são eles seus anjos da guarda”, conclui.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que ter conhecimento sobre a rede de proteção dos menores de idade também é muito importante para estabelecer o vínculo entre o Estado e a sociedade para o enfrentamento dos casos. Ele destaca que no município, existe o CREAS e todas as secretarias municipais, além do conselho tutelar, o ministério público, os órgãos de segurança que podem dar suporte e receber denúncias. “O Maio Laranja foi criado exatamente para incentivar a realização de atividades que possam conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante todo o mês de maio. Cada um pode fazer sua parte. Não se omita em casos de abusos! Todos nós somos responsáveis”, frisou.

Como denunciar?

Disque 100: atendimento 24 horas, todos os dias da semana em todo o Brasil. Recebe denúncias anônimas de qualquer violação dos direitos humanos

Proteja Brasil: aplicativo gratuito de denúncia, localização de órgãos de proteção e ferramenta de informação

Conselho Tutelar: denúncias por telefone ou pessoalmente na sede do conselho tutelar

Ministério Público; É recomendado reunir a maior quantidade possível de informações para identificar e apurar o caso. Disque 127 ou registre pelo APP, “MPES Cidadão”

Safernet: Instituição social focada em enfrentar violações de direitos humanos. Para denunciar, acesse safernet.org.br

Polícia Civil e delegacias especializadas: para contatar disque 197. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horaqs

Policia Militar: disque 190, gratuitamente, para contatar com policial militar. O atendimento também funciona 24 horas, todos os dias da semana

Polícia Rodoviária Federal; Disque 191; Atende denuncias principalmente de casos de exploração sexual nas estradas brasileiras. A ligação é gratuita e funciona 24h, todos os dias da semana.