Cultura realiza projeto ‘Ensaio Aberto’ neste sábado

sexta-feira | 29/05/2015

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza neste sábado, dia 30, na Praça 23 de Junho, o projeto “Ensaio Aberto 2015”, a partir das 15 horas. O evento, que na verdade é um grande ensaio com a participação franqueada, deverá reunir cerca de 500 músicos de vários municípios. Será uma boa oportunidade para os amantes de música instrumental conferirem um espetáculo de qualidade, totalmente gratuito.

Segundo o Coordenador de Música da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio, maestro José Honório, estão confirmadas as presenças de músicos dos municípios de Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Pacatuba, Horizonte, Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Icapuí. Ele destaca a participação de 13 corporações musicais e a presença de músicos de igrejas, de bandas militares de outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado, como por exemplo; Jaguaruana, Quixadá, Russas, Pindoretama, Itaitinga, Pacajus, Chorozinho entre outras.

O projeto teve início com a banda de música do município de Pacatuba. Segundo o maestro Honório, os ensaios da banda eram sempre acompanhados por músicos da Capital e Região Metropolitana, que também levavam seus instrumentos e acabavam sendo convidados para participar do ensaio. “Em certo momento, os visitantes chegaram a um número expressivo, fazendo surgir daí o projeto ‘Ensaio Aberto’, que hoje trouxemos para o Eusébio e abraçamos essa idéia iniciada pelo Maestro Walter Oliveira, de Pacatuba”, revela.

O secretário Leo Abreu observa que no ano passado o município realizou a primeira edição do “Ensaio Aberto”, que contou com aproximadamente 300 músicos, oriundos dos municípios de Icapuí, Beberibe, Pindoretama, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, do Colégio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, ambos em Fortaleza. “O evento só tem a crescer diante da qualidade apresentada, brindando assim a população com um espetáculo de rara beleza musical”, frisa o secretário.

O prefeito Júnior observa que o Eusébio tem se destacado culturalmente no Estado, devido à qualidade dos músicos que são formados pela Escola de Música do Núcleo de Artes Educação e Cultura (NAEC). “Anualmente temos novos alunos que passam por uma seleção rigorosa até chegarem a participar da Banda de Música da Cidade. É um trabalho de inserção social que possibilita aos nossos jovens o crescimento pessoal e a construção da sua própria identidade,” assevera.