Departamento de Apoio ao Estudante de Eusébio mantém atendimento mesmo com pandemia

segunda-feira | 21/12/2020

O Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), serviço da Secretaria de Educação da Prefeitura de Eusébio que realiza o atendimento dos alunos com relação ao aspecto disciplinar e de aprendizado, permaneceu ativo em 2020 mesmo com a pandemia, e com as aulas sendo realizadas de forma remota. O serviço teve que buscar novas formas de abordagem e novas ferramentas para que os alunos não ficassem desassistidos.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Frota, o DAE é um dos departamentos mais importantes da Educação, pois atua diretamente com os alunos atendendo suas necessidades, além de atuar junto aos pais destes e profissionais, visando um melhor ambiente escolar. “Além disso, o Departamento está à frente da coordenação de projetos como; Saúde e Prevenção na Escola, Peteca, COM VIDA, Programa de Saúde na Escola, Grêmios Estudantis, Rádio Escola, Proerd, que têm uma grande importância no desenvolvimento dos nossos alunos, atuando como ferramentas de protagonismo juvenil, e de desenvolvimento do senso crítico e de formação cidadã”, observa a secretária.

Segundo a coordenadora do DAE, professora Maria do Carmo Santos (Carmosa), o trabalho do DAE logo no início da pandemia teve que ser revisto e quanto ao seu planejamento. “Tivemos que fazer várias adaptações. Quando iniciou a pandemia e o isolamento social, em março, houve um grande impacto, mas fomos contornando a situação. Criamos grupos no WhatsApp dos alunos que estavam sendo atendidos. No mês de agosto, quando retornamos de forma presencial, através de rodízio na Secretaria de Educação, começamos a fazer visitas nas escolas e nas casas dos alunos. Nos atendimentos, fomos identificando os que mais necessitavam de atendimento presencial. Tivemos casos de grande agravamento, mas conseguimos trabalhar em rede tanto com o Conselho Tutelar, como com o CAPS. O nosso trabalho não parou”, assevera.

Com relação aos projetos encabeçados pelo Departamento, Carmosa ressalta que foram feitas adaptações e nenhum dos projetos foi suspenso. “Eles foram realizados com apoio do projeto Rádio Escola. Os próprios alunos escolheram os temas, que foram desde o meio ambiente, a questão da prevenção da Covid-19. Foram vários programas com um leque extenso de assuntos, acompanhados pelos professores e coordenadores”, diz. O Programa Saúde na Escola (PSE), segundo Carmosa, quando a pandemia surgiu, já estava com todos os itens exigidos pelo Ministério da Educação atendidos desde fevereiro. Esse programa é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde.

O serviço de buscativa dos alunos também teve continuidade. “Mesmo na pandemia continuamos alimentando a plataforma do sistema, com relação aos alunos que conseguimos resgatar e fizemos buscativa dos alunos que não estavam presentes nas aulas online. Fizemos parceria com outras secretarias para visitar as casas e ver o que estava acontecendo e tivemos êxito nesse trabalho”, comenta.

Ela avalia que foi um ano de muito trabalho. “As pessoas podem até pensar que não, pois os alunos permaneceram em casa. Mas tivemos que nos reinventar e buscar nos adaptar ao novo momento. Foi um período muito bom também, pois encontramos outras ferramentas de trabalho e fomos aperfeiçoando. Foi um ano de muitos desafios e muito trabalho, não vejo como ano perdido, como alguns dizem. Tivemos que nos reinventar e investir”, avalia.