Educação Ambiental é setor estratégico dentro da Política Ambiental em Eusébio

terça-feira | 09/06/2020

O tema dessa terça-feira, 9, dentro da Semana do Meio Ambiente Sustentável, realizado de forma virtual pela Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), éa Educação Ambiental. Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, o Departamento responsável por esse setor tem realizado diversas ações para massificar a mudança de comportamento e o respeito ao meio ambiente, tanto nas escolas da rede municipal, como nos órgãos públicos, bem como auxiliando na disseminação da educação ambiental junto à população.

“O Departamento de Educação Ambiental é um setor estratégico dentro da Política Ambiental de Eusébio, sendo parceiro em diversos projetos e programas”, afirma Túlio. Segundo ele, nas Escolas, o setor tem realizado palestras de conscientização ambiental, em parceria com profissionais de educação, que já realizam o projeto COM VIDA. Pontua que o Departamento também esteve àfrente, junto com o Departamento de Coleta Seletiva,da campanha junto à população para adesão ao sistema de de Coleta, com visitas casa em casa. Outra ação foi a implantação da coleta seletiva nas escolas e nos órgãos públicos.

O Departamento também está à frente do Hortode Mudas, implantado na AMMA e que recebemudas de plantas recebidas de empreendimentos que derrubam árvores. Com essas doações, tem realizado o plantio nos espaços públicos e feito doações para cidadãos também. Outra ação, que tem tido grande resultado são as Blitze Ambientais que ocorrem em vários pontos da cidade. Nessas ações são dadas orientações e distribuídos materiaispara a população sobre o papel de cada um, com relação ao cuidado e preservação do meio ambiente.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, destaca que tanto nas escolas, como nos órgãos públicos, as ações realizadas pela Educação Ambiental são sempre bem recebidas. “Nas escolas já temos o projeto COM VIDA, realizado pela Educação, que trabalha o tema de forma constante. Na implantação da Coleta Seletiva nos órgãos públicos também sentimos muita receptividade. Sempre friso em minhas palestras que Educação Ambiental é sinônimo deEconomia. Viver com qualidade de vida é usufruir do que temos hoje, mas sem prejudicar as gerações futuras. Pregamos a mudança de hábito, pois o melhor lucro é aquele acompanhado da responsabilidade social. Uma pequena diferença em nossas atitudes, já faz um grande efeito para a natureza”, enfatiza.