Educação Infantil de Eusébio expõe atividades realizadas durante o ano

sexta-feira | 15/12/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação (Seduce) está realizando a exposição dos trabalhos realizados durante o ano de 2017 pela Educação Infantil do município. Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, a exposição, que se encontra na sede da Seduce, é aberta ao público e traz uma coletânea das atividades realizadas nas escolas. Eleita como prioridade pela atual gestão Municipal, a Educação Infantil em Eusébio, atende um total de 3.227 crianças de 0 a 5 anos, sendo 1.893 nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) e 1.394 na pré-escola.

O diferencial deste ano, segundo a coordenadora da Educação Infantil da Seduce, Zuíla Morais, foi à parceria realizada pela Prefeitura de Eusébio, com o Instituto Myra Eliane, que enfatiza nas diversas atividades, valores como; a Paz, Amor, Não Violência, Verdade e Ações Corretas. “As ações trazidas pelo Myra Eliane estão inseridas no projeto municipal ‘Eu brinco, mas Aprendo’, que aborda o ciclo do amor, que trabalha com a convivência entre os alunos e fortalece os vínculos afetivos, com a aproximação e participação da família nas escolas”, frisou Zuíla.

Conforme a Secretária Goretti Martins, atos simples como um abraço entre as crianças já são incluídas naturalmente no dia a dia delas, sendo uma vacina para que no futuro sejam pessoas de paz e contra a violência. “Neste ano de 2017 realizamos essas ações em 16 escolas que já estavam com o Tempo Integral, mas a partir de 2018 chegaremos a todas as 21 creches e escolas de educação infantil, levando esses valores que formam um bom cidadão”, disse. A secretária observou que todos os funcionários das escolas, desde os serviços gerais à direção foram capacitados para implantar o projeto nas escolas. O Departamento de Educação Infantil, além de Zuíla Morais conta com a participação das professoras Ivana, Anastácia, Andressa, Bruna e Vanda.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca os bons resultados já obtidos em um ano de parceria com o Instituto Myra Eliane. Observa que o Instituto é responsável por acompanhar a realização das atividades baseadas na pedagogia humanística nas creches e pré-escolas. “Além da qualificação dos profissionais, a entidade disponibilizou materiais didáticos próprios para a capacitação dos educadores e consolidação do projeto”.

Para o prefeito, transmitir noções de cidadania aos alunos da Educação infantil é fundamental, de acordo estudos científicos, para a formação do caráter dos seres humanos. “Com esse foco, a prefeitura realizou essa parceria, que em apenas um ano já traz excelentes resultados, mostrando que estamos no caminho certo”.