Empreendedores do Eusébio participam de Seminário sobre Negócios

quinta-feira | 11/09/2014

A Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz, sediou na tarde da última terça-feira (9), o Seminário de Oportunidades de Negócio, mais conhecido como Oportuniza. O evento gratuito, realizado pela Associação Empresarial de Indústrias (Aedi), com oapoioda PrefeituraMunicipal de Eusébio, foi voltado para micro e pequenos empresários, reunindo ainda empreendedores individuais, entidades capacitadoras e autoridades locais. O objetivo principal foi o de mapear as oportunidades de negócios que os grandes empreendimentos estão traçando na região e o de sensibilizar os empreendedores eusebienses quanto a necessidade da capacitação continuada na gestão de negócios e no aperfeiçoamento e uso de novas tecnologias de produção.

De acordo com o presidente da Aedi, Adriano Sampaio Borges, o seminário tem o intuito de propiciar um ambiente de aproximação das grandes empresas já instaladas no município com os agentes compradores de serviços e produtos e com as entidades de capacitação empresarial e produtiva, “possibilitando o aprimoramento da gestão do negócio e a realização de novos negócios, com vistas ao desenvolvimento local”, contou completando que “a participação dos eusebienses é importante pois o evento tambémfomentaos novos negócios e, assim, a geração de maisempregos para a região”.

O Prefeito Júnior, esteve na ocasião e falou sobre a importância do empreendedorismo para o Eusébio. “O município está crescendo com qualidade. Muitos empreendedores estão visualizando oportunidades e investindo seus negócios na cidade. Nesta busca de estreitar os laços entre os grandes e pequenos empresários que aqui estão, visualizamos um crescimento ainda maior partindo de várias áreas e gerando melhorias tanto para o povo, quanto para as empresas e para o município”, disse.

O micro-empreendedor Fernando de Freitas foi ao evento na intenção de aprender mais sobre gestão e investimentos. Ele já é proprietário de um salão decabeleireiroe, agora, quer investir emuma confeitaria. “Acho importante um evento desse porte no Eusébio. O município está em crescimento e tem muita gente querendo montar novos negócios na cidade. Esse seminário, então, veio para possibilitar a capacitação dos empreendedores para sustentabilidade dos negócios”, contou satisfeito.

Oito jeitos de mudar o mundo

Segundo a diretora do Departamento de Apoio ao Estudante (Dae), Maria do Carmo Santos, o ‘Oportuniza’ faz parte do movimento “Nós podemos Eusébio”, que estabelece metas, através do Colegiado dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) para serem alcançadas em 2015. “A participação dos empreendedores eusebienses está contemplando o 8º objetivo do movimento, que é o ‘tudo pelo desenvolvimento’, já que o evento dá oportunidade para as pequenas e micro empresas terem contato maior com as empresas grandes do município. Além disso, tem a capacitação oferecida pelo Sebrae, Senai e Banco do Nordeste, que vai incentivar as empresas do município a crescerem”, disse.

Além do prefeito, estiveram presentes no evento o Secretário de Desenvolvimento Econômico Eilson Gurgel, a Secretária de Educação Ivonilde dos Santos e a Secretária do Esporte, Gorete Martins, além de parlamentares e representantes de entidades parceiras.