Equipamentos de saúde prestam relevantes serviços à população

segunda-feira | 13/10/2014

A Prefeitura de Eusébio comemorou no último dia 10, um ano de funcionamento de três equipamentos que têm obtido um papel fundamental na melhoria dos índices de saúde do município, a Farmácia Central Pública, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Parto Normal, do Hospital Municipal Amadeu Sá. Segundo o Prefeito Júnior, os três equipamentos consolidaram o sistema de saúde municipal, possibilitando amplo acesso da população desde o atendimento básico, ao atendimento de urgência e emergência.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, observa que a Farmácia Central Pública, por exemplo, conseguiu durante esses 12 meses de funcionamento, dar um suporte aos usuários quanto o recebimento de medicamentos nos horários em que a rede básica não está em funcionamento, inclusive nos fins de semana e feriado.

“Como temos equipamentos que funcionam 24 horas por dia a Farmácia Central tem sido fundamental para o bom funcionamento do sistema. Sem falar que ela também entre suas atividades a coleta de materiais para exames laboratoriais, vacinação anti-rábica e serviços de enfermagem".

Quanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o secretário observa que além de realizar um serviço de extrema importância para os municípios de Eusébio e Aquiraz, a UPA tem atendido pacientes de municípios da região e de outras áreas do Estado. “É um serviço formidável que durante esses 12 meses chegou a atender cerca de 60 mil pacientes. O equipamento vem dando resposta às necessidades da população e tem feito uma enorme diferença para o sistema de saúde de nossa cidade”, revela.

Outro equipamento que é destaque no setor de saúde do Eusébio é o Centro de Parto Normal, que segundo o secretário humanizou o trabalho de parto no município. “O Centro possibilita a participação de familiares no acompanhamento da gestante, dando qualidade ao atendimento. Ressaltamos o trabalho dos profissionais, tanto na atenção com as mães, como as famílias, criando um ambiente propício para todos”, avaliou.

Ele destaca ainda que no Centro de Parto Normal, são realizados outros procedimentos, como a realização de diagnóstico do bebê nos primeiros dias de vida com testes da orelhinha, pezinho e do olhinho. Mário Lúcio afirma que a reforma do Hospital Amadeu Sá também deu condições para o incremento de cirurgias eletivas gerais. “O próprio prefeito Júnior tem auxiliado neste trabalho, como cirurgião geral, de zerar a fila a espera por cirurgias eletivas. Destacamos ainda o trabalho de todos que fazem o hospital, pela qualidade e nível de organização do serviço e o nivel de cuidado com a população que busca o atendimento”, concluiu.