Equipe da Ceart realiza cadastro de artesãos do Eusébio nesta sexta

quinta-feira | 22/08/2019

A equipe técnica da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal de Eusébio, realiza, nesta sexta-feira (23), o cadastramento da Identidade Artesanal no município. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, a Identidade Artesanal dá ao artesão cadastrado diversos benefícios, entre eles, a isenção do ICMS no Estado, ou seja, o produto pode circular no Ceará sem a necessidade de pagamento desse imposto.

O cadastramento acontecerá a partir das 9 horas desta sexta-feira no Mercado Central de Eusébio. Os interessados devem comparecer ao local portando cópia do RG, CPF, comprovante de endereço. Deve levar também uma peça pronta do seu artesanato e material para fazer uma peça na hora para os técnicos da Ceart avaliarem.

Segundo a presidente da Associação dos Artesões de Eusébio, Madalena Marques, cerca de 25 artesãos devem ser avaliados. “Mas o convite está aberto. Qualquer artesão do município pode participar da avaliação. Os técnicos da Ceart estarão emitindo as carteiras dos artesãos que ainda não possuem o documento, e ao mesmo tempo, estarão renovando as que estão com o prazo de validade vencida,” disse Madalena.

O prefeito Acilon Gonçalves assevera que a Identidade Artesanal proporciona ao profissional seu cadastramento no programa de artesanato cearense. Com isso ele passa a condição de fornecedor das lojas da Ceart e de feiras realizadas pelo órgão no país e exterior. ‘Essa credencial traz visibilidade para os artesãos. Já seus produtos ganham o certificado de autentico artesanato cearense, o que dá um diferencial no mercado, potencializando o valor do mesmo perante o consumidor”, avalia.