Escola de Eusébio ensina empreendedorismo aos alunos

quarta-feira | 21/12/2022
Ao todo, cerca de 220 alunos do 6º ao 8º ano participaram do projeto (Foto: PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu no dia 14 de dezembro de 2022 na Escola Eduardo Alves Ramos a culminância do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), realizado em parceria do SEBRAE. O projeto tem por objetivo proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo durante os anos finais do ensino fundamental.

Segundo a diretora da Escola Eduardo Alves Ramos, Erilene…., o projeto foi orientado pela técnica Hiandra, do SEBRAE e a partir das informações repassadas por ela e auxílio de um livro de apoio, o projeto foi aplicado na Escola. “Cada professor escolhido para participar do projeto, que deveria possuir características dinâmicas, inovadoras e acolhedoras, participou de um curso online de formação para se capacitar e desenvolver o projeto na escola com todos os alunos do 6° ao 8° ano, cerca de 220  alunos participaram,” frisou.

Disse que o livro de apoio foi entregue à Escola pelo SEBRAE, para que os professores seguissem as instruções fornecidas por ele ao longo de cada capítulo. Pontuou que cada turma recebeu tema específico para ser trabalhado e produziram atividades em cima desses temas. Assim, o 6º ano ficou com o tema Ecopapelaria; 7º ano, Artesanato e o 8º ano, Projeto Social.

“Os professores desenvolveram as atividades teóricas e passaram para as práticas com a produção de produtos e a construção das marcas para a venda e o marketing dos produtos para o público que no caso foram os próprios alunos, professores, funcionários e comunidade escolar. A culminância ocorreu com a organização da feira para exposição e venda dos produtos feitos pelos alunos na escola e orientados pelos professores”, detalhou.

Segundo ela, para essa atividade, a Escola contou com a participação da gestão da escola, dos técnicos da SME Eusébio, da Analista do SEBRAE, Maria Valdenes Ferreira Correia, pais, professores, alunos e membros da comunidade.

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, além de desenvolver o comportamento empreendedor, ensina as crianças e adolescentes a planejar e organizar uma ação empreendedora, por meio de um plano de negócios. A metodologia do JEPP é vivencial e semiaberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local.