Escola de Formação de Pais e Mestres de Eusébio capacita 1.068 professores e profissionais de apoio

sexta-feira | 23/09/2022
A formação continuada dos professores e profissionais de apoio estão baseadas nas prerrogativas da Lei de Dirtetrizes e Bases (Foto: NUTE/SME)

A Escola de Formação de Pais e Mestres Neusa de Freitas Sá, da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio (SME), realiza mensalmente formação continuada para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Profissionais de Inclusão. As formações continuadas são voltadas para atender as prerrogativas legais da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 em seu Artigo 62, S 1º, que diz que a União, o Distrito Federal, os Estados e Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais do magistério.

Segundo a diretora da Escola, a professora Liane Frota, a unidade vem trabalhando pelo fortalecimento da filosofia educacional vigente e suas relações com as demandas macros, de modo a contribuir no desenvolvimento das habilidades e competências assertivas na transposição didática necessárias colaborando diretamente na consolidação dos direitos de aprendizagem de cada aluno em cada ano/série do sistema de ensino.

No Segmento Educação Inclusiva, as formações estão voltadas para os professores das Salas de Recursos Multifuncionais e profissionais de apoio.  Nessas formações já foram abordados temas como: Instrumentais e protocolos de avaliação na SEM; Saúde metal do professor e aluno; Transtorno do Espectro Autista; Primeiros Socorros e Plano de Desenvolvimento Individual; Deficiência Intelectual; Deficiência Visual e o Papel do Profissional de Apoio.

O plano de formação continuada para 2022 vem sendo desenvolvido em 10 módulos de 12h horas mensais, sendo 8h presencial e 4h EAD, por seguimento: educação infantil, ensino fundamental I e II, educação inclusiva. A formação dos anos finais é dividida por eixos (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Educação Física)

Quanto a formação de professores da Educação Infantil (EI), os temas geradores das formações foram os seguintes: organização do tempo e dos espaços pedagógicos com funcionalidade para promover o acolhimento e interação das crianças e suas famílias; características do desenvolvimento das crianças; reflexão do professor no papel da Educação Inclusiva; rótulos e embalagens: instrumentos facilitadores no processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil; Apresentação prática de utilização dos materiais estruturados; planejamento na Educação Infantil: Organizando as vivências segundo a Base Nacional Comum Curricular; noções de 1º socorros à crianças da primeiríssima infância, entre outros.

Na formação de professores de Educação Física, estão sendo atendidos 47 professores, sendo 23 dos anos iniciais e 24 dos anos finais. Entre os módulos da formação constam: brincadeiras e jogos: concepções a partir da BNCC;  jogos populares nas aulas de educação física; lutas nas aulas de educação física: perspectivas para uma educação integral;  disputas corporais nas aulas de educação física; esporte de rede e parede nas aulas de educação física escolar; promoção da saúde: autoconhecimento e autocuidado nas aulas de educação física pluralidade cultural nas aulas de educação física: possibilidades a partir das práticas corporais.