Escola de Promoção à Vida cria plantão Social e Pedagógico

quinta-feira | 16/04/2020

A Escola da Promoção à Vida redimensionou seus atendimentos, devido
a situação de pandemia da COVID-19 e seus agravos à saúde física e mental,
em caráter emergencial e provisório. Para esse período, a instituição criou dois plantões, o Social e o Pedagógico para acompanhar as famílias e os alunos nesse período de isolamento social. A Escola disponibilizou canais de
comunicação com população pelo WhatsApp através do número 998548574.

Também foram criados 04 grupos de WhatsApp, sendo um exclusivo para as famílias dos alunos e um para cada turma de alunos. Outros meios de comunicação são o e-mail epveusebio@gmail.com; a página do Instagram (escoladapromocaoavida) e o Facebook (@escoladapromocaoavida). No momento estão suspensas todas as aulas presenciais nas dependências da EPV enquanto durar a quarentena ou até segunda da ordem. Também estão suspensas todas as aulas presenciais nos locais de formação/estágio. E Escola continua funcionando apenas para trabalhos internos de 08h as 16h em regime de escala com 04 servidores por dia, sendo dois coordenadores.

Um administrativo e um auxiliar de limpeza Foi criado o serviço de Plantão Social online, para identificar as famílias de maior vulnerabilidade, tendo em vista os agravos socioeconômicos gerados pela pandemia do COVID-19 e encaminhá-las juntamente com os cursistas para a rede de apoio municipal. Além disso, orienta os cursistas e familiares acerca dos devidos cuidados no período de isolamento e incentiva a responsabilidade social aos cursistas e seus familiares.

Quanto ao Plantão Pedagógico o objetivo é dar suporte e acompanhar os alunos; desenvolver atividades escolares adequadas ao período de isolamento social, considerando as orientações da Organização Mundial de
Saúde e monitorar o desenvolvimento das referidas atividades enquanto durar a quarentena. Segundo a diretora da Escola, Micheline Said, os atendimentos não estão sendo agendados, e só estão sendo atendidos os casos de urgência, tendo como principal objetivo acolher o sofrimento do cursista naquele momento e dar orientações para minimizar o risco de adoecimento grave.

Ele esclarece que ao final de cada plantão, o Psicólogo envia a ficha de
atendimento por WhatsApp (85) 9.98548574 ou email
(epveusebio@hotmail.com) devidamente preenchida e assinada. “Casos em
que se identifique a necessidade de medicação (sintomas psicóticos, sintomas depressivos graves com risco de suicídio, ataques de pânico) a pessoa deve entrar em contato com a coordenação da EPV”, concluiu.