Escolas da rede municipal de Eusébio realizam atividades de promoção da igualdade social

sexta-feira | 22/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, está realizando nas escolas da rede municipal de ensino atividades voltadas para a estratégia de promoção da igualdade racial. A atividade, que faz parte do resultado sistêmico 9 do Selo Unicef, é desenvolvida nas salas de aula e é composta de 9 cartazes produzidos por artistas plásticos a partir de temas que emergiram do trabalho de ação educativa com escolas públicas.

Outra ferramenta utilizada é um vídeo com a temática “Educação e Relações Raciais”, apostando na participação da comunidade escolar. Construido a partir da linguagem da animação, o vídeo aborda os desafios envolvidos no enfrentamento do racismo e na valorização da cultura e da história africanas e afro-brasileiras no ambiente escolar.

Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos (Carmosa), a iniciativa é necessária para minimizar os efeitos do racismo e das práticas de discriminação, que ainda estão muito presentes nas estruturas de organização da sociedade e nas instituições. “Essa atividade está sendo desenvolvida em todas as escolas municipais pelos professores e técnicos”, observa.

A secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, destaca a importância da atividade e o empenho dos professores, técnicos e alunos no desenvolvimento dos temas, que segundo ela servem de alerta para todos. Para o prefeito Acilon Gonçalves, o racismo é uma chaga social que demanda de solução imediata, pois fere a liberdade individual. “Cabe ao poder público buscar ampliar os debates nos ambientes escolares que visem demonstrar o papel dos afrodescendentes na construção da história do país. Espera-se, com isso, que a igualdade e o respeito se tornem uma verdade, tornando nosso país mais plural e justo”, enfatizou.