Escolas de Eusébio apresentam projetos ‘fossa verde’ e ‘reuso de água’ no Ceará Científico

quarta-feira | 21/11/2018

As escolas Eduardo Alves Ramos e Paulo Sá apresentaram seus trabalhos científicos à comissão julgadora do II Ceará Cientifico Regional, realizado nesta quarta-feira (21), na Sede da Fiocruz no Eusébio. O evento é classificatório para a fase regional e reúne escolas dos municípios que formam o CREDE 1 (Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba).

A Escola Eduardo Alves Ramos apresentou o projeto de fossa ecológica com o sistema de Evapotranspiração – uma solução ecológica para o tratamento de dejetos. Os alunos Adryan Lima e Letícia Cândido explicaram o funcionamento do sistema, que utiliza um sistema ecologicamente correto para a produção de alimentos. O objetivo geral do projeto é possibilitar que algumas das principais tecnologias baseadas na natureza encontradas no saneamento ecológico, sejam implementadas na rede municipal de ensino do Eusébio, como proposta de uma gestão e educação mais ecológica.

O projeto propõe ainda evitar a poluição de nascentes, rios, lagoas; reduzir o consumo de água e seus custos; evitar transmissão de doenças; substituir fossas sépticas por fossas verdes; reduzir impactos ambientais causados pela Escola. Os alunos apresentaram uma maquete de uma Bacia de Evapotranspiração. Segundo o professor Ivan Mourão, que orientou os alunos no trabalho, a ideia surgiu de uma observação dos alunos sobre a ida e vinda de carros limpa-fossa na cidade. “Pensamos então de buscar uma solução que não fosse levar um problema de um lugar para outro e então através de pesquisa descobrimos esse sistema, que é usado aqui no Ceará na Aldeia Tapeba, em Caucaia e em assentamentos no interior”, disse.

Ele e os alunos fizeram uma visita “in loco” na Aldeia, após um contato com a Secretaria de Educação daquele município. Lá eles visitaram os sistemas das casas de duas moradoras. “Colhemos frutos e enviamos para a UFC para fazer uma análise microbiológica dos alimentos e o resultado foi que eles estão de acordo com os padrões legais e aptos para o consumo”, destacou. Os alunos também fizeram pesquisas pela internet para montar o projeto.

A Bacia de Evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa.

Já a Escola Paulo Sá apresentou o projeto de reaproveitamento de água efluentes do bebedouro e condicionadores de ar. Os alunos Gabryele Queiroz e Adryelson da Silva foram orientados pela professora Greyciane Saboia. Eles destacam que o sistema objetiva reduzir o uso da água potável na escola e evitar o desperdício. Os alunos projetaram dois reservatórios de água de baixo custo. A água servida pode ser reutilizada na irrigação de hortas escolares e limpeza de banheiros, por exemplo. Com o projeto a ideia também é conscientizar a comunidade escolar sobre o uso da água, evitando desperdícios e impactos ambientais.

O Ceará Científico é uma oportunidade de integração entre os alunos das escolas da Região Metropolitana, que podem trocar conhecimentos e fortalecer o aprendizado. O Prefeito Acilon Gonçalves observa que o evento, realizado anualmente, já faz parte do calendário escolar e é esperado pelos alunos que se esmeram em propor projetos inovadores que possam auxiliar a melhoria da sociedade.