Escolas do município são selecionadas pelo Programa Educação e Família

terça-feira | 28/06/2022
O programa visa fomentar a participação da família na vida escolar dos alunos (Foto: Arquivo/PME)

Quatorze escolas de Rede Municipal de Ensino de Eusébio participam do Programa Educação e Família, criado pela portaria nº 571 de 2 de agosto de 2021 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro.

As escolas foram selecionadas pelo Sistema de Educação Básica (SEB), do MEC, por critérios técnicos e recebem repasse de recursos financeiros para a viabilização do Plano de Ação. As escolas participantes do programa são as seguintes: Adelino Bezerra; Guaribas; Cararu; Eduardo Alves; Elisbão Pio; Evandro Ayres de Moura; Francisco Tavares de Abreu; Izídio José Campina;  Maria de Fátima Façanha; Mundo Encantado da Criança; Paulo Sá; Raul Tavares Cavalcante II; Santa Clara e São Miguel.

A atividade possibilita a realização de processos permanentes e constantes de aperfeiçoamento dos saberes, visando a qualificação da atuação da família e dos profissionais da educação; garante a participação do Conselho Escolar na elaboração, na implementação, no monitoramento e na avaliação do Plano de Ação da escola;  a articulação do Plano de Ação da escola com as ações do projeto político pedagógico, com vistas a garantir que os objetivos do Programa sejam alcançados; disponibiliza informações sobre a implementação do Plano de Ação da escola à Secretaria de Educação, à SEB e ao FNDE e procede à execução e prestação de contas dos recursos financeiros do Programa

Cada escola deve criar, no mínimo, três ações. A primeira deve ser do tipo “oficina” e as demais podem ser palestras; visitas guiadas; reunião de talentos; rodas de conversa e outras. Os recursos recebidos pelas unidades escolares para o fomento das ações devem ser destinadas para cobertura de despesas de custeio (bens não permanentes), entre eles: serviços gráficos; materiais escolares; papelaria; material de apoio pedagógico, etc.

Conforme a justificativa do programa, sua execução é a materialização do compromisso da escola com a formação integral do estudante, promovendo seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida. “É papel da escola auxiliar os estudantes a aprender a se reconhecer como sujeitos, considerando suas potencialidades e a relevância dos modos de participação e intervenção social na concretização de seu projeto de vida”, conclui.