Escolas municipais de Eusébio realizam atividades voltadas para o meio ambiente em ambiente virtual

quarta-feira | 15/07/2020

As escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Eusébio, mesmo com o isolamento social, estão encontrando meios para manter vivos os programas realizados nas escolas, entre eles aComissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). As atividades tem acontecido através de vídeoaulas e apresentação de trabalhos, também em vídeos, realizados por alunos e apresentados através das redes sociais para a comunidade escolar.

A ação teve início com os alunos da Escola Francisco Tavares de Abreu, no bairro Encantada.Os alunos e alunas da escola abordaram o tema “Dengue – meios de prevenção e combate”. Os alunos Ana Clara, do 5º ano A; Ray Monteiro, do 8º ano B e o aluno Thiago abordaram o tema dando dicas de combate ao mosquito da Dengue em tempos de Covid-19. Apesar do foco ainda ser o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Eusébio vem reforçando a importância de prevenção às arbovirores ao longo de todo ano. Entre janeiro e junho deste ano, foram confirmados no Ceará 11.082 de dengue, 316 de chikungunya e 15 de Zika Vírus.

Já a Escola Mundo Encantado da Criança veiculou uma videoaula, onde a professora Ismênia fala sobre a reciclagem e a coleta seletiva, dentro das atividades da COM-VIDA. Ele destacou o programa de Coleta Seletiva realizado pela Prefeitura de Eusébio, tendo à Frente a Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) e apresentou dois vídeos, um sobre consumismo que polui a natureza e outro sobre os três “erres”- repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. No final, ela apresenta formas de reutilizar materiais que poderiam estar poluindo o ambiente como atividade para ser feita pelos alunos.

As escolas Raul Tavares Cavalcante I e Paulo Sá exibiram vídeos fazendo um resumo das ações realizadas pela COM-VIDA em cada unidade antes do isolamento social, como forma de manter viva, na memória dos alunos, esse trabalho e incentivar o cuidado com o meio ambiente.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, a COM-VIDA visa potencializar as ações de educação ambiental nas escolas do ensino fundamental (6º ao 9º ano), por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos.

A coordenadora do programa, professora Maria do Carmo Santos (Carmosa), destaca que a ação da COM-VIDA nas escolas tem sido muito salutar para manter os alunos focados nas ações, levando para suas casas e para as comunidades, noções de preservação ambiental recebidas nas escolas. “Incentivamos as professoras que estão à frente da Comissão nas escolas a manterem as atividades e temos tido respostas criativas e motivadoras de nossos alunos,” ressalta a professora.