Estudante de Letras se emociona ao ter textos escolhidos no livro “Roda de Mulheres: Eusébio e as facetas femininas”

sábado | 12/03/2022
A escritora recebendo o livro ao lado da Chefe de Gabinete Tamara Holanda. Fotos: Levy Oliveira/PME

A estudante de Letras, Jaina Maria Alves, de 33 anos foi uma das escritoras eusebienses com textos escolhidos e publicados no livro “Roda de Mulheres: Eusébio e as facetas femininas”, lançado na última terça-feira (8) por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Durante o lançamento, Jaina ficou emocionada ao falar um pouco da sua história e de como a leitura e a escrita fazem parte da sua vida. Desde muito nova, a literatura esteve presente na vida de Jaina Maria como ela destaca.  “Eu não tinha muito acesso ao lazer, minha mãe não tinha condições de me levar a passeios, mas eu tinha acesso a livros que muitas vezes não era para minha faixa etária, mas me despertavam interesse”, destacou.

Os livros possibilitaram a estudante de Letras mais conhecimento e aprendizado. Segundo ela, a sua educação veio através dos livros. “Confesso que fui mais educada pelos livros do que pela minha mãe e minha família. Minha mãe não tinha instrução e tinha problemas com álcool. Então, eu não tive muita orientação na vida. Creio que a minha orientação mesmo veio dos livros”, disse.

Ela incentiva que as mulheres devem manter o hábito da leitura. “A leitura é muito mais do que entretenimento e lazer (apesar de ser isso também, lógico). Ler expande os nossos horizontes e nos dá repertório para lidar com os desafios da vida. Uma mulher que lê tem a oportunidade de experimentar muito mais vivências através da literatura e consegue lidar melhor com as dificuldades e compreender melhor o mundo e a sociedade em geral. Acredito que uma mulher que tem o hábito de ler vai ser menos manipulável e mais dona de si, mais empoderada – como se diz, por que a leitura traz conhecimento. E ninguém pode dominar uma mulher que conhece seus direitos e seu lugar de fala”, incentivou.

Jaina Maria, por enquanto, não pretende escrever uma obra completa. Mas, não descarta a possibilidade. “Ainda é uma realidade meio distante, sabe. Mas, não é impossível, eu me sinto capaz”, disse. No livro “Roda de Mulheres: Eusébio e as facetas femininas”, foram escolhidos dois textos dela para publicação. “Diga não” e “Só e bem”.

Jaina Maria possui um perfil na rede social Instagram, onde publica alguns posts de literatura. “Convido a seguirem meu perfil profissional no Instagram  que é @escritoslimitrofes e  também a acompanhar meus textos  no site www.recantodasletras.com.br /autores/limítrofe .