Eusébio abre os Jogos Escolares fase municipal de 2019

terça-feira | 02/04/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira (01), a abertura dos Jogos Escolares 2019, no Ginásio Joaquim Gregório da Silva (ex-Neusa Freitas de Sá), com a participação de 17 escolas municipais, quatro estaduais e um particular. Neste ano. os jogos acontecerão na modalidade de esportes coletivos e individuais. A solenidade contou com a presença dos secretários de Educação, Goretti Frota; Esportes e Juventude, Michel Choquito e do secretário-executivo de Juventude do Estado, Marcílio Gomes.

Participaram do desfile de abertura as escolas municipais: da Lagoinha, Josefa Sá, Izídio José Campina, Das Guaribas, Francisco Tavares de Abreu, Eduardo Alves Ramos, São Miguel, João de Freitas Ramos, Paulo Sá, Elisbão Pio, Cararu, Santa Clara, Evandro Ayres de Moura, Mário Sales, Raul Tavares Cavalcante II, Neusa Freitas de Sá e Erotides Melo Lim;  os alunos do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais – NAMME; alunos das escolas da rede estadual; Ana Bezerra, Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, Francisca Linhares, Manoel Ferreira e o Colégio Monteiro Lobato (rede privada).

Após o desfile das delegações, aconteceu a volta olímpica com a tocha pelo aluno Juarez Costa, da Escola João de Freitas Ramos, marcando a abertura dos Jogos Escolares fase municipal. Os presentes entoaram os hinos Nacional e do Eusébio. O aluno Rafael Araújo da Escola Paulo Sá, campeão da fase regional e terceiro lugar na fase estadual de basquete categoria 12 a 14 anos, fez a leitura do juramento do atleta.

Em sua fala, a secretária de Educação Goretti Frota, disse que espera que o espirito esportivo prevaleça, “já somos vitoriosos de estar aqui competindo e participando, e tenho certeza que tudo acontecerá com tranquilidade. Que tenhamos dias vitoriosos de luta e de muito jogo e também de muita compreensão, temos que aprender a ganhar e a perder. Ninguém aqui vai sair perdedor, pois participou desse belo evento, que tenhamos bons dias de jogos”, ressaltou.

O Secretário de Esporte e Juventude de Eusébio, Michel Choquito parabenizou todos alunos pelo interesse pelo esporte e disse esperar jogos maravilhosos. “O povo do Eusébio só tem a agradecer por esse iniciativa. Muito obrigado e bons jogos!

O coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, André Limaverde disse que ao colocar o esporte com a finalidade de educar os jovens, os objetivos são mais coesos, “vamos dar início aos jogos fase municipal, com apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria do Esporte, aqui estão nossos futuros atletas. É uma parceria grande que tem a Educação com o Esporte. Temos uma novidade neste ano; vamos sediar jogos individuais nas modalidades de Karatê, Judô, Xadrez, Tênis de mesa e Atletismo. Isso mostra que o esporte no município vem crescendo a passos largos, mas com responsabilidade”. Frisou.

O secretário-executivo de Juventude do Estado, Marcílio Gomes, parabenizou a organização dos jogos e a secretaria Goretti Frota pelo excelente trabalho na área de Educação, e o secretário Michel no Esporte. “quem não passou pelos jogos estudantis e lembra de tanta coisa bela que fica para sempre? parabéns aos jovens que estão agora podendo mostrar seu talento no esporte. Quem sabe aqui não sejam revelados grandes atletas. Que vença ao melhor!”, concluiu.

Os jogos escolares contam com total apoio da Prefeitura de Eusébio. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o esporte é uma ferramenta pedagógica importantíssima na formação dos jovens. Destaca que é no esporte que o aluno pratica a disciplina, o cumprimento de horário, ao mesmo tempo que está realizando uma atividade saudável e prazerosa.