Eusébio abre programação da Semana do Meio Ambiente abordando o tema Coleta Seletiva

terça-feira | 04/06/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realiza a abertura da Semana do Meio Ambiente, nesta sexta-feira, dia 7, das 8h30 e 12h, auditório da Berenice Gonçalves, na sede da Autarquia. O tema deste ano é a Coleta Seletiva, que será abordado em todo o estado do Ceará. A programação prevê a implantação da coleta seletiva na administração pública, que segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, visa a implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da Administração Pública.

Na oportunidade, será ministrada uma palestra sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Com o projeto, toda instituição pública do município terá que destinar seu material reciclável para a coleta seletiva. Segundo a coordenadora da Coleta Seletiva da AMMA, Jaíres Lima, dois servidores, por secretaria ou órgão público, serão capacitados. Cada órgão receberá baldes para que os resíduos sejam separados para a coleta.

Também nesta quarta-feira, a AMMA dará continuidade ao plantio de árvores na Avenida Ayrton Senna, que dá acesso a sede da Prefeitura Municipal. A programação prevê, ainda, a implantação da coleta seletiva nas escolas. Essa atividade, segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Stella Barros acontecerá até o dia 26 de junho, sempre das 13h às 15h, com a participação de alunos, representantes da Fiocruz, catadores e servidores da AMMA.

“Esse trabalho é realizado em parceria com a Fiocruz e nesse mês de junho está sendo realizado nas escolas no entorno do Polo Tecnológico de Saúde do Eusébio, nos bairros Encantada, Timbu, Olho D’água, Mangabeira, Cararu e Precabura, totalizando 14 unidades de ensino. Já implantamos em duas escolas da Mangabeira e uma do Timbu e nesta semana estaremos no Cararu”, frisou.

Já a implantação e ampliação da Coleta Seletiva nos bairros continua. Nesse período dedicado ao meio ambiente, os bairros comtemplados serão Encantada, Amador e Guaribas. No mês de julho, segundo Jaíres Lima, esse processo será encerrado com 100% do município integrando o sistema, com a ampliação da coleta nos bairros Olho D’água e Timbu.

O encerramento da programação será marcado pela Pedalada Ecológica, evento já tradicional no município. Neste ano, a prática esportiva acontecerá no dia 29 de junho. A concentração dos participantes acontecerá a partir das 6 horas da manhã, com saída as 6h30, na Polo de Lazer Francisco Ivens Dias Branco. O evento contará com a participação do prefeito Acilon Gonçalves, secretários municipais, vereadores, catadores, alunos das escolas públicas e privadas e membros da sociedade eusebiense.