Eusébio abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

segunda-feira | 21/08/2023
O evento tem como tema “Conectar e Somar para Construir a inclusão” (Fotos: Levy Oliveira – PME)

A Prefeitura de Eusébio realizou, nesta segunda-feira (21/08), a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema é “Conectar e Somar para Construir a inclusão”. O evento foi realizado no ginásio Joaquim Gregório através do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) e da APAE, e contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves e secretários municipais.

Presidente da APAE, Jeane Souza

A presidente da APAE, Jeane Souza, abriu os pronunciamentos destacando que a semana tem por objetivo enfatizar e conscientizar a sociedade para que reconheça e valorize a participação e contribuição das pessoas com deficiência no mundo digital e fora dele. “Para elas, essa diversidade de voz e perspectiva fortalece o enriquecimento e apoio a esse desenvolvimento. Quero ressaltar o apoio do prefeito de criar uma verdadeira rede de atenção com vários órgãos para atender as pessoas com deficiência. Ele tem esse cuidado com a pessoa com deficiência e sabe que nós precisamos uns dos outros para melhor atendê-los”, frisou

Jeane destacou também o apoio da primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves, “a nossa deputada foi a pioneira em nosso município em enxergar a importância de acolhimento e assistência de qualidade para as pessoas com deficiência. E ela continua apoiando esse trabalho, estando sempre atuante na causa das Pessoas com Deficiência, estando plenamente disposta a ajudar e fortalecer nossa instituição e nossa luta. E esse é o nosso dever, garantir que ninguém seja deixado para trás. Declaro oficialmente aberta a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Eusébio”, disse.

Prefeito Acilon ressalta a necessidade de todos se unirem por uma sociedade mais inclusiva

O prefeito Acilon Gonçalves ressaltou que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, necessita da integração de todos e de todas as secretarias. “Cada um tem um pouquinho de participação nesse evento, e a semana é capitaneada pelas três secretarias, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação e suas subdivisões, APAE, NAMME, NASF, UEPA CER, CAPS, Sala de Inclusão. Todos segmentos estão se mobilizando para contribuir um pouco com o muito que vamos ganhar após essa semana. Temos que unir todos, conectando uns com os outros para que possamos somar todos os esforços e assim podermos fazer uma sociedade mais justa e construir a maior politica de inclusão desse país aqui no Eusébio”, concluiu.

Apresentação do rapper Jeoalison de Sousa

Após as falas foram realizadas as apresentações artísticas com o “Inclusimusic – Nunca Deixe De Sonhar”, com apoio de Ellen Andresa, Prof. Erivanda Oliveira e Giselly Lima; o rapper Jeoalison de Sousa – Rap, com apoio do Prof. Zito e a Banda de Percussão Inclusiva – Tia Lú, com apoio de Ellen Andressa.

TER- 22/08 às 8h00

Início da gincana – Missão possível

QUA- 23/08 às 8h00

Segundo dia da gincana – Missão possível

QUI- 24/08 às 8h00

Terceiro dia da gincana – Missão possível

1) Divisão das equipes – alunos e profissionais

(sorteio)

Os profissionais dividirão os alunos em 4 equipes de cores diferentes:

1º equipe – azul

2º equipe – verde

3º equipe – vermelha

4º equipe – amarela

2) Definição das tarefas

As equipes devem cumprir tarefas para marcar pontos. Elas foram elaboradas pelos professores de forma interdisciplinar, a fim de trabalhar diversas habilidades e incentivar o desenvolvimento integral do aluno.

BRINCADEIRAS

22/08 – Terça-Feira: piscina de bolinhas (caça ao objeto). descubra “quem sou eu?”; cabo de guerra; pegar bolinhas com a colher; torta na cara; vira garrafa; pega bandeira; desafio 10 balões; brincando com os adereços

23/08 – Quarta-Feira: piscina de bolinhas (caça ao objeto). descubra “quem sou eu?”; cabo de guerra; pegar bolinhas com a colher; torta na cara; vira garrafa; pega bandeira; desafio 10 balões; brincando com os adereços

24/08 – Quinta-Feira (Final): Festa Das Cores; Brincando Com Os Adereços