Eusébio abre V Semana de Prevenção às Drogas

segunda-feira | 11/08/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, abriu nesta segunda-feira, dia 11, a V Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, no plenário da Câmara de Vereadores.

A assessora Micheline Said destacou que o município de Eusébio tem avançado muito com relação ao combate e prevenção de drogas, “temos o nosso Plano Municipal de Prevenção às Drogas que trabalha não apenas o tratamento de dependentes, mas atua na prevenção e na reinserção dos ex-dependentes químicos à sociedade,” frisou.

Micheline observou que o município conta ainda com uma Rede de Atendimento Psicossocial, que conta com a participação de diversas secretarias. “Temos ainda a disciplina lançada pelo prefeito Júnior, que é a de “Formação Humana e Cidadania”, que realiza um trabalho preventivo com nossas crianças”, asseverou.

Para uma platéia lotada de pacientes, que estão em tratamento, de ex-pacientes e seus familiares ela destacou que há saídas para quem é usuário de drogas, “vocês são o exemplo vivo disso de que a força de vontade de vocês e o apoio do Poder Público pode abrir novos horizontes na vida de quem quer deixar o mundo das drogas”, observou.

O secretário Executivo de Saúde, Acilon Gonçalves, observou que a violência que campeia no Brasil está diretamente ligada ao uso de drogas ilícitas e até certo ponto as lícitas como o álcool. “Temos que continuar com o trabalho ostensivo da polícia, pois é difícil ganhar essa batalha se não houver redução da entrada e novos usuários. É preciso fazer um trabalho forte de informação e conhecimento. Temos que orientar os nossos jovens a não serem presas fáceis dos traficantes. Essa luta que eu comecei e, está sendo continuada, com sobras, pelo prefeito Júnior é uma contribuição valiosa para o enfrentamento desse grande mal”, comentou.

Após a apresentação musical dos pacientes do CAPS AD, o prefeito Júnior deu destaque à ação preventiva que a Prefeitura vem realizando nas escolas, com a implantação da disciplina “Formação Humana e Cidadania”. Segundo ele, esse trabalho é um passo, mas a prevenção é um tema que deve ser batido diariamente. “No Eusébio temos conseguido alçar vôos maiores, entrando na casa de cada eusebiense e conseguido recuperar muitos jovens da dependência química”.

Muitas crianças do 4o ao 5o ano já vinham participando do Proerd que já formou 5 mil em ações de prevenção contra as drogas. O programa tem acompanhado os formados e nenhum enveredou pelo mundo das drogas. “A disciplina de Formação Humana e Cidadania, dá continuidade a esse trabalho beneficiando os alunos do 6o ao 9o ano”.

Em seguida, foram entregues os certificados dos pacientes que participaram do curso de Olericultura. Falou ainda a representante da Assessoria Especial de Políticas sobre drogas do Estado, Solange Praxedes e, no final, um paciente do Caps AD, em nome dos demais, contou sua experiência e sua recuperação a partir do apoio da Prefeitura.

O evento contou com as presenças do prefeito Junior; do secretário Executivo de Saúde do Estado, Acilon Gonçalves; da Assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said; da secretária de Educação, Ivonilde Santos; do Secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu e da representante da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas do Estado do Ceará, Solange Praxedes, do presidente da Câmara, vereador Nonato Xilito e demais parlamentares.