Eusébio anuncia programação das comemorações da Semana da Pátria

quarta-feira | 29/08/2018

A Prefeitura de Eusébio anuncia a programação das comemorações da Semana da Pátria 2018, que acontecerá de 4 e 6 de setembro próximos. Segundo a secretária de Educação do município, Goretti Frota, as comemorações deste ano terão como tema o livro “Eusébio Cidade da Gente”, que conta a história do município.

“A publicação, fruto do trabalho coletivo de seis profissionais da Educação do município, apresenta a história e a geografia do Eusébio. A ideia da elaboração do livro surgiu da abordagem feita pela Editora Didáticos, que desenvolve o projeto em vários municípios. A editora procurou no município profissionais interessados em produzir o material, sendo indicados seis professores: Alexandre Alves, Caroline Soares, Cleicemar Vidal, Helena Menezes, Laudir Campina e Liane Frota, sendo que cada um, ficou responsável por um capítulo”, disse a secretária.

O livro didático é utilizado do 1º ao 9º ano. A publicação traz muitas histórias contadas por moradores e fruto de pesquisas. A secretária Goretti observa que cada escola participante utilizará o conteúdo do livro para a apresentação dos pelotões de alunos. A programação começa no dia 4, pela manhã, no bairro Santo Antônio. O desfile cívico das escolas do bairro sairá do Polo de Atendimento até o Estádio Paulo Amaral, onde as autoridades se pronunciarão.

No período da tarde a atividade acontecerá no bairro Jabuti, com início na Escola Raul Tavares II e término na Praça do 20. No dia 5, pela manhã, o desfile será realizado no bairro Mangabeira, iniciando em frente a Escola Otoni Sá. Os alunos farão o trajeto pela Avenida Eduardo Weyne e retornarão até o Polo de Atendimento à Juventude.

As comemorações da Semana da Pátria serão encerradas no dia 6, na Sede, a partir das 15h30min. A atividade inicia na Avenida Eusébio de Queiroz e conclui no Estádio Municipal. Além das escolas municipais e particulares, desfilarão os servidores públicos de todas secretarias e órgãos municipais, ONGs e órgãos estaduais sediados no município. Ao final. no estádio, acontecerá o pronunciamento das autoridades encerrando a atividade com chave de ouro.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a escolha do livro Eusébio Cidade da Gente foi feliz, pois apresentará à população a história e a geografia do município que consta na obra literária, que foi elaborada partir do depoimento dos próprios moradores que vivenciaram os momentos importantes da emancipação e o desenvolvimento atual da cidade. “A população estará vendo e reconhecendo sua própria história nesse momento cívico de grande importância para nós brasileiros e eusebienses”, concluiu.