Eusébio anuncia vencedores do concurso de redação “Lições da Pandemia”

quarta-feira | 16/12/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação e seu Departamento Anos Finais do Ensino Fundamental, anunciou os vencedores do concurso de Redação “Lições da Pandemia: onde vivo e com quem convivo”, realizado com alunos do 6º ao 9º ano do município. Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, a atividade celebra o fechamento do projeto formativo, que mesmo diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia, obteve resultados positivos.

Os vencedores os trabalhos premiados foram os seguintes: “Relatos da pandemia – lições para toda a vida”, do aluno Bruno Jhozef Pereira de Oliveira, do 6º ano da Escola João de Freitas Ramos, tendo como professora Rosemeire Maria de Oliveira Gonzaga; “A cada dia vivendo o novo”, da aluna Vitória de Abreu do Nascimento, do 7º ano da Escola Neusa de Freitas Sá, tendo como professora Karina Menezes de Freitas Mariano, que escreverem o gênero Memórias.

No gênero Crônica, os vencedores foram:  “Talvez um pouco de empatia”, da aluna Sophia Ribeiro Alves, do 8º ano da Escola Evandro Ayres de Moura, tendo com professora Herbenia Freitas Ribeiro Escola; e “Mais um dia”, da aluna Kemily Fernandes Macedo de Araújo, do 9º ano da Escola Izídio José Campina, tendo como professora Liliane Santos da Silva Rodrigues.

Segundo Goretti, o concurso teve como objetivo valorizar e estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o entendimento da língua portuguesa. “Das 61 produções recebidas todas foram comtempladas na produção do Ebooks, ficando eternizadas para a posteridade. Parabenizo os alunos, os professores, os técnicos e os gestores das 16 escolas que participaram dessa atividade. “A cada dia a gente se reinventa e parece que nessa pandemia conseguimos atuar de diversas formas, e conseguimos nossos objetivos”, frisou

Segundo a coordenadora do Departamento Anos Finais do Ensino Fundamental Cleycimar Fernandes o processo de mobilização, aulas, escrita, revisão, seleção, envio e avaliação das produções, aconteceu de 11 de novembro a 02 de dezembro, contando com a intensa participação dos gestores, professores, alunos, família, equipe técnica da SME e equipe editorial da ILLUS Editora, parceira do projeto. “Os quatro primeiros lugares (um por série) receberam uma premiação ofertada pela ILLUS Editora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Cada escola elegeu um texto para representar cada série da escola na final. Essas produções comporão um EBOOK que será produzido pela ILLUS Editora”, detalhou.

O prefeito Acilon Gonçalves parabenizou os profissionais que estiveram à frente da programação, os alunos pela participação e destacou que o Eusébio, mais uma vez, dá uma lição ao manter suas atividades escolares em funcionamento, mesmo de forma remota, com todos trabalhando em prol da manutenção do ensino-aprendizado. “Sabemos que as aulas presenciais são importantes para o desenvolvimento do aluno e esperamos que em breve as escolas possa retomar suas atividades, mas sabemos que temos essa alternativa de atividades remotas, caso a pandemia não cesse. Parabéns a todos participantes que apresentaram trabalhos de um alto nível”, concluiu.