Eusébio aplica a segunda dose da vacina AstraZeneca em idosos a partir de 60 anos, neste sábado

sexta-feira | 25/06/2021
 O objetivo é avançar na aplicação da segunda dose, o que garante um maior percentual de proteção contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, vai oferecer neste próximo sábado (26), a aplicação da segunda dose (D2) da vacina AstraZeneca nos idosos a partir dos 60 anos, que estejam agendados até o dia 17 de julho. A imunização acontecerá em todos os postos de saúde do município, de 8h as 15h.  O objetivo é avançar na aplicação da segunda dose, o que garante um maior percentual de proteção contra a Covid-19.

Essa é uma estratégia para garantir de forma antecipada o ciclo completo de vacinação dos idosos. Também estará sendo ofertada no NAEC (Secretaria de Turismo e Cultura) a primeira dose (D1) para pessoas da população geral, a partir de 40 anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto), de 8h as 17h.

A Secretaria de Saúde está demarcando um intervalo de 20 a 25 dias, antes do encerramento do prazo de 90 dias, para garantir aplicação da D2 (segunda dose). A ideia, é sempre que possível, antecipar a D2 para ir avançando nas faixas etárias. Com essa medida, a Secretaria terá um prazo para mapear e identificar aqueles que porventura não atenderam ao chamado para tomar a D2 no prazo estipulado e dessa forma, em tempo hábil, aplicar a segunda dose, isso ainda a depender da oferta de doses disponíveis

Cadastro

Para ser vacinada, a pessoa precisa estar cadastrada no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br) ser morador do Eusébio e estar na faixa etária da vez. Além das equipes de vacinadores, nos locais haverá uma equipe de suporte técnico para orientar sobre o cadastro no Saúde Digital. É necessário levar o comprovante do cadastro, RG (carteira de Identidade ou outro documento com foto), CPF ou Cartão do SUS e comprovante de Endereço.

As pessoas com sintomas gripais não devem ser vacinadas. Quem foi acometido por Covid-19, só poderá ser imunizado após 30 dias dos primeiros sintomas. Quem não puder comparecer ao dia da vacinação, por motivo de força maior, deve retornar a Unidade Básica de Saúde da sua localidade durante a semana e remarcar outra data para se vacinar. Além da vacina contra Covid-19, as equipes de saúde estarão atualizando o Cartão de Vacina das crianças.