Eusébio apresenta experiência do projeto ASA em Brasília

terça-feira | 11/03/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio participa de 13 a 15 deste mês, da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica de Saúde da Família, que acontecerá em Brasília, quando apresentará a experiência exitosa do programa Agente de Saúde Adolescente – ASA. O município estará representado pela coordenadora do Programa de Saúde da Família, Nelci Bezerra, pelo coordenador de Articulação Comunitária, Armando de Paula e pela jovem Suliane Fernandes, que integra o ASA.

O Eusébio vai apresentar a experiência de implementação da Caderneta de Saúde do Adolescente na Mostra Nacional, a convite do Ministério da Saúde, como uma experiência exitosa em ação básica de saúde. O diferencial do Eusébio, com relação aos demais municípios, foi à utilização dos Agentes de Saúde Adolescentes – ASA, nesta ação.

Os organizadores do evento prevêem a presença de um público de 10 mil pessoas. Além das apresentações das experiências, que acontecerão nas Cirandas de Experiências, Dedos de Prosa e Pontos de Encontro, a IV Mostra terá Mesas Redondas, Oficinas, Mini Cursos, Tenda Paulo Freire, Tenda Escola, Laboratório de Inovações, Pólo da Academia da Saúde e atividades culturais como Cine Debate, Espaço Diálogos, apresentações teatrais e musicais.

O Eusébio vai participar da Tenda Escola do Programa Saúde na Escola, espaço que se propõe a promover uma livre troca de saberes, experiências e vivências visando o intercâmbio de conhecimentos e práticas das diversas regiões do Brasil no Programa Saúde na Escola (PSE). Os representantes eusebienses participarão como fomentadores e mediadores do tema proporcionando assim a troca de saberes entre participantes.

A participação do Eusébio acontecerá na quinta-feira, com o tema sob responsabilidade da comitiva eusebiense será “Promoção da saúde: a importância do cuidado em todos os ciclos de vida do educando – As cadernetas da criança e do adolescente como dispositivos do cuidado”.

Essa atividade tem como objetivo principal: propiciar discussão sobre os conceitos de promoção da saúde e sua materialização no território de responsabilidade compartilhada entre saúde e educação, a partir das cadernetas. Como também; Fomentar a utilização das cadernetas como um instrumento de promoção da saúde; Discutir e qualificar o conceito de Promoção da Saúde; Conscientizar os profissionais e adolescentes sobre a

importância do uso da caderneta; Incentivar o trabalho conjunto dos profissionais e na articulação em redes no território e qualificar a execução das ações para que ocorram de modo contínuo e não pontual.