Eusébio apresenta o Inventário e Diagnóstico Turístico

quarta-feira | 13/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza no próximo dia 20 de março, às 9 horas, na Câmara Municipal de Eusébio, a entrega e apresentação do Inventário e Diagnóstico da Oferta Turística de Eusébio. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através do Laboratório de Políticas Públicas de Turismo.

Durante a elaboração do documento, iniciado em março do ano passado, o município contou com a colaboração de 30 alunos da disciplina Planejamento Turístico 2, e três coordenadores, que visitaram os equipamentos públicos e particulares com potencial turístico, catalogando e avaliando cada um. O secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu destaca que o inventário já é previsto pelo Ministério do Turismo e fica a cargo dos municípios a captação e realização deles.

Com o diagnóstico e o inventário, o município poderá formular as políticas públicas de turismo, além de melhorar, aperfeiçoar e estimular os atrativos e transformá-los em destinos turísticos. Léo ressalta que a Secretaria de Cultura e Turismo utilizará os resultados para construir um banco de dados e atualizá-los constantemente. “Desde que o Eusébio entrou no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo, na categoria C, podemos acessar os recursos para investir no setor. Estamos organizando o Conselho Municipal de Turismo que também faz parte desse processo. Então, o diagnóstico será uma ferramenta que vem nos auxiliar no planejamento de ações e também de melhoria infraestrutura turística”, disse.

O documento apresenta os pontos fortes e fracos e uma análise mais especifica sobre as oportunidades, aspectos internos e externos e os aspectos que podem atrapalhar ou facilitar a atividade turística. O prefeito Acilon Gonçalves pontua que o inventário vai auxiliar a gestão na avaliação, previsão, discussão e orientação de ações voltadas para o desenvolvimento turístico do município. “O objetivo é fortalecer nossa economia para a promoção das transformações de ordem social e cultural que necessitamos. O Eusébio é a porta de entrada do Litoral Leste e possui um grande potencial turístico a ser explorado”, conclui.