Eusébio avança na faixa etária de Vacinação contra a COVID-19 e passa a imunizar crianças a partir de 10 anos

sexta-feira | 21/01/2022
O mutirão começa às 8h e encerra o atendimento às 15h. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, informa que neste sábado (22) acontecerá nos postos de saúde do município o Mutirão de Vacinação contra Covid-19 para crianças de 10 a 11 anos completos. O mutirão começa às 8h e encerra o atendimento às 15h. É necessário que os pais das crianças de 10 e 11 anos de idade compareçam ao local de vacina com os documentos obrigatórios, que são: CPF ou RG/Certidão de Nascimento ou Cartão SUS; comprovante de cadastro no sistema Saúde Digital da Secretaria de Saúde do Estado (SESA);  comprovante de endereço atualizado e o cartão de vacinação. Já na Praça de Alimentação do Shopping de Eusébio, das 9h às 16h vai acontecer o Mutirão de Vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos e adultos a partir dos 18 anos.

Josete Malheiro, secretário de Saúde de Eusébio, esclarece que a vacina é disponibilizada em frascos com várias doses e, para ser aberto, precisa ter o grupo de pessoas para utilizar todas as doses. “Assim, recomendamos não deixar para ir aos locais de vacinação no final do expediente, em que há maior dificuldade para formar os grupos para receber as doses”, disse. O secretário de saúde pontua que, por motivo de baixas por afastamento  temporário nas equipes de vacinação, neste sábado (22) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Guaribas, Santa Clara e Novo Portugal não estarão abertas.

Josete Malheiro reforça a importância da vacinação nesse momento, visto que muitas pessoas foram diagnosticadas com teste positivo para Covid-19 no município de Eusébio.  “Em apenas três semanas de janeiro/2022 foram mais de 1.100  pessoas que testaram positivo para a Covid-19. A absoluta maioria com sintomas moderados e leves, justamente por estarem vacinados. Portanto, neste momento, estar vacinado faz toda a diferença para evitar complicações, internações e óbitos”, disse.

Confira com atenção o cronograma de vacinação neste sábado no espaço de vacinação do Shopping Eusébio:

– Dose de reforço para quem já tomou a dose única da Vacina Janssen em Eusébio;

– Dose de Reforço D3 Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos com D2 aplicada há 4 meses ou até 22/09/2021;

– Repescagem de 1ª Dose da Vacina Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos completos;

– Repescagem 1ª Dose da Vacina Pfizer para Gestantes e Puérperas;

– 2ª Dose da Vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 09/11/2021;

– 3ª Dose  (dose de reforço) da Vacina Pfizer para pessoas a partir de 12 anos com D2 há  04 meses (22/09/2021) e pessoas imunossuprimidas (com D2 há 28 dias);

– 2ª Dose da Vacina Astrazeneca para quem tomou D1 até 22/11/2021;

– 1ª Dose da Vacina Coronavac para pessoas adultas a partir de 18 anos (repescagem);

– 2ª Dose da Vacina Coronavac para quem tomou a D1 até 25/12/2021.

Confira os postos de saúde que irão funcionar neste sábado (22/01):

UBS Amador

UBS Autódromo