Eusébio comemora 12 anos de criação do projeto Bandas e Fanfarras Escolares

terça-feira | 06/02/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretária de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza o Projeto Bandas e Fanfarras Escolares, que teve inicio no ano de 2005, com a criação de duas bandas escolares, uma da Escola Francisco Tavares de Abreu, no Bairro Encantada e outra no Salão Paroquial, onde atualmente funciona na escola Neusa de Freitas Sá. Hoje, 12 anos após seu início, o projeto conta com 18 bandas e fanfarras escolares que têm se destacado em competições regionais e nacionais.

A frente do projeto, o maestro José Honório observa que o desenvolvimento do mesmo aconteceu de forma orgânica, nos doze anos de sua criação. “Este avanço fez com que ficássemos conhecidos nacionalmente, como o município que mais se desenvolveu nesse seguimento. Hoje contamos com um total de 18 bandas escolares. E como fruto desse trabalho nasceu a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro, que é composta por alunos que se destacam nas bandas escolares”, revelou.

Honório observa, ainda, que participando do projeto, os alunos que mostram um ótimo desempenho e talento para liderar, ganham a oportunidade de ser regentes das bandas escolares. “Ou seja, saem das bandas escolares como alunos e alguns retornam como professores”, pontua.

As escolas que possuem bandas e fanfarras escolares são as seguintes; Neusa de Freitas Sá, Erotides Melo Lima, Lagoinha. Oscar Feitosa, Josefa Sá, Izidio José Campina, Santa Clara, Evandro Ayres, Mário Sales, Raul Tavares II, Guaribas, São Miguel, Fco Tavares de Abreu, João de Freitas Ramos, Eduardo Alves Ramos, Paulo Sá, Elisbão Pio e Cararu.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, algumas destas bandas têm participado de algumas edições do campeonato cearense de Bandas e Fanfarras e honrosamente trouxeram titulo de campeão para o município, como, por exemplo, a banda da Escola Evandro Ayres de Moura. “Esse projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e tem proporcionado aos nossos alunos, um aprendizado que fica para a vida toda, além de ocupá-los com algo prazeroso, que agrega valores para seu aprendizado como cidadão”, disse.

O secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu lembra que a Banda Marcial Marta Cordeiro, que é formada pelos talentos das fanfarras escolares, é campeã cearense de 2017, tendo também entre seus componentes a Baliza, o Balizador e o Regente campeões do Estado. A composição eusebiense, segundo ele, é deca-campeã cearense e há vários anos se mantém entre as primeiras das regiões Norte e Nordeste. Foi, também, vice-campeã Brasileira da modalidade Banda Marcial Infanto-Juvenil em 2016. “Todos esses títulos mostram a capacidade e o valor de nossos músicos”, assevera.

O prefeito Acilon Gonçalves, por sua vez, pontua que o Eusébio, no âmbito estadual vem constantemente mostrando sua força neste seguimento, “O trabalho bem afinado das secretarias de Cultura e da Educação é um dos fatores primordiais do sucesso desse projeto, que tem revelado diversos talentos. Hoje temos alunos que são regentes e que participam de bandas em outras localidades e isso muitos nos orgulha”, destacou.