Eusébio comemora Dia Internacional da Dança

segunda-feira | 15/09/2014

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Prefeitura Municipal de Eusebio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta quinta-feira (11), o “Quinta com Dança”, com a participação de seis grupos de balé das escolas municipais e Pólos de Atendimento da Juventude. O evento foi coordenado pelo Núcleo de Expressões Corporais da Escola de Artes Aloísio Bruno (NAEC) e contou com a presença maciça da população no Pátio Externo do NAEC.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, esse foi o primeiro encontro onde os bailarinos do município mostraram os resultados do aprendizado. “A idéia é que o evento passe a fazer parte do calendário cultural anual do município. O Núcleo de Dança, que tem a frente à professora Yaline Sabóia, coordena, além do grupo da Escola de Artes, cursos em quatro escolas e em dois Pólos de Atendimento. Nesse evento pudemos presenciar os avanços conquistados no aprendizado de cada aluno”, destacou o secretário.

Ele afirma que diante do nível dos grupos de Balé, a Secretaria decidiu criar um Corpo de Balé Profissional da Prefeitura de Eusébio, que será formado pelos melhores bailarinos de cada grupo. “O Prefeito Júnior apoiou prontamente este projeto, esse novo grupo de dança será denominado de Corpo de Balé Marta Gonçalves, em homenagem a nossa madrinha e ex-primeira-dama do município que foi incentivadora da criação do curso de Balé do NAEC”, afirmou o secretário.

Contação de História – Outro projeto que vem sendo realizado semanalmente pela Secretaria de Cultura e Turismo é o ‘Recreio Cultural’, que contou com a participação, nesta quinta-feira (11), dos alunos da Escola Valdemar Pereira de Queiroz, do bairro Cauassu. Durante o evento, foi realizada uma contação de história, projeto coordenado pela Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré. O contador utilizou um avental e, na medida em que contava a história tirava uma figura representando o personagem de dentro do avental. Os alunos ainda participaram de brincadeiras lúdicas. Esse evento é realizado em parceria com a Secretaria de Educação.