Eusébio conclui com sucesso a Semana virtual de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

segunda-feira | 24/05/2021
A Semana contou com a participação dos adolescentes do NUCA-Eusébio que lançaram um podcast durante a programação (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município e seu Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), realizou, de 17 a 21 deste mês, a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com atividades pelas redes sociais como forma de alertar, mobilizar e convocar toda sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. Além de exposições de artes e trabalhos dos alunos, aconteceram lives, debates, vídeos, publicações, muita informação e o lançamento de um podcast.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei 9.970 de 2000, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data faz referência a um crime brutalmente cometido contra uma criança de 8 anos de idade, Araceli Cabrera Crespo, que foi espancada, abusada sexualmente, drogada e morta, sendo seu corpo encontrado seis dias após o seu desaparecimento, próximo a cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Também no mês de maio acontece a campanha “Maio Laranja” quando ocorrem debates e reflexões sobre violência infantil e atividades relacionadas à proteção à infância e adolescência. Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Bezerra, a semana foi pensada com muito carinho no sentido de envolver toda a sociedade em torno do tema.

Ela destaca, entre as atividades realizadas, o lançamento do NucaCast, o primeiro podcast do Brasil comandado por alunos do Eusébio que compõe o NUCA-Unicef. “Vale ressaltar que a ideia do podcast surgiu dos próprios adolescentes, que sentiram a necessidade de amplificar suas vozes. Tivemos uma participação que superou todas as nossas expectativas: 1.363 interações com as nossas publicações (vídeos e fotos), 2.126 pessoas alcançadas através dos posts no instagram (@daeamor_) e um público de 335 pessoas acompanhando as nossas lives, simultaneamente”, comemora.

Conforme a professora Maria do Carmo, a semana contou com total apoio do Secretário de Educação do Município, Júlio César da Costa e o esforço conjunto daqueles que lutam por políticas públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente, em especial a comissão que ficou responsável por esses dias, que tem ela na coordenação, os técnicos Jéssica Soares, Norbério Terceiro e Makciel Castro, os adolescentes do NUCA-Eusébio.

Destaca, ainda, a participação da psicóloga Raphaelly Torres, do CREAS; a advogada Abigail Alves, também do CREAS; da enfermeira Márcia Lessa que atua na Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, desenvolvendo um trabalho de discussões e diálogos entre jovens de todo o estado e de todos os técnicos que compõe o Departamento de Apoio ao Estudante.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves Durante, o objetivo principal da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Eusébio foi tirar esse tema da invisibilidade chamando atenção da sociedade para as graves violências que as crianças e adolescentes sofrem no campo sexual, seja abuso sexual ou exploração sexual. “Esse é um assunto sério e por isso contamos com toda uma rede de proteção social e de acompanhamento visando fortalecer o sistema de garantia de direitos e instruindo toda a sociedade sobre como proteger melhor as nossas crianças e adolescentes”, ressalta.