Eusébio conclui segundo mutirão de mamografias, com 400 exames realizados

segunda-feira | 20/09/2021
O Prefeito Acilon Gonçalves pontuou que é importante cuidar da saúde e que a prevenção faz parte desse cuidado Foto (Levi Oliveira/PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres, concluiu o 2° Mutirão de Mamografias na sexta-feira (17). Os exames foram feitos em um mamógrafo digital que funciona no caminhão “Amigo do Peito”, que durante a semana recebeu cerca de 400 mulheres com idades entre 40 e 69 anos. A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias, e principalmente o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo Yara Steremberg, assessora especial de Políticas para as Mulheres, os exames realizados durante essa semana, serão entregues em 30 dias. “Normalmente os exames são devolvidos em 30 dias e os entrego para o Dr Acilon que os examina criteriosamente um a um dos exames para caso tenha alguma alteração, ele dá o segmento necessário”, disse.

O 3° Mutirão já tem data marcada, será entre os dias 11 e 15 de outubro, posteriormente será confirmado o local. O ideal, conforme Yara Steremberg é que o número de mamografias no terceiro mutirão seja o mesmo dessa segunda edição. Ou seja, 400 exames. No último dia de mamografias, o prefeito Acilon Gonçalves esteve presente e pontuou que é importante cuidar da saúde e a prevenção faz parte desse cuidado. Destacou que analisa e dá o diagnóstico dos exames de cada mulher que esteve em atendimento no mutirão.

“Eu mesmo analiso cada exame, assim que é entregue pela dra. Yara. Dependendo do resultado, se preciso for, faremos o encaminhamento para outros exames complementares ou tratamento. Nunca se esqueçam que a prevenção é o melhor remédio”, disse.

Confira o balanço dos exames realizados

Segunda:78 exames

Terça: 81 exames