Eusébio conclui semana do meio ambiente com Pedalada Ecológica

segunda-feira | 11/06/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), encerrou no sábado (9), a Semana do Meio Ambiente 2018, com a tradicional Pedalada Ecológica. A concentração aconteceu a partir das 6 horas na Praça do Polo de Lazer onde os participantes fizeram um alongamento. A atividade foi iniciada das 7 horas. O percurso foi realizado pela Avenida Eusébio de Queiroz até a Praça Pires do Façanha retornando até o Posto Lua e finalizando na Praça do Polo da Lazer.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou no final da Pedalada, que a atividade é uma forma de chamar a atenção da população com relação a preservação do meio-ambiente. Para ele, a preservação não deve partir apenas de determinados grupos e nem depender apenas de políticas ambientais. “Cada um fazendo sua parte, o planeta poderá ter um futuro melhor para todos. O consumo consciente de água e energia elétrica e a separação de lixos recicláveis e orgânicos são pilares para a preservação, que começa dentro de casa. Contamos com cada cidadão nessa tarefa”, concluiu.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, falou das ações realizadas durante a semana e pontuou que a Autarquia continuará com suas ações visando o fortalecimento da educação ambiental, da consciência ecológica e a inclusão de todos, nas ações em prol do meio ambiente. Falaram ainda o secretário de Cultura e Turismo Léo Abreu e o vereador Dadá.

Na quinta e sexta-feira, a AMMA realizou mutirões de limpeza nas áreas de Proteção Ambiental do Rio Pacoti e da Lagoa da Precabura. As ações retiraram resíduos sólidos, principalmente plásticos, que estavam poluindo as áreas de proteção ambiental. As ações contaram com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino de Eusébio, técnicos da AMMA, da Fiocruz e comunidade.

Na quinta-feira, a Ação foi realizada na APA do Rio Pacoti, com a membros da Fiocruz, comunidade local, projeto Aflorar e alunos das escolas Otoni Sá, Paulo Sá e Manuel Ferreira da Silva. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental Stella Barros, foi um momento proveitoso que possibilitou a limpeza de uma vasta área, devido o número de pessoas que participou da ação.

Na sexta-feira (8), com a participação de alunos da Escola Elisbão Pio, foi realizada a limpeza de uma área da Lagoa da Precabura, que devido o inverno acabou acumulando resíduos que as pessoas descartam nas vias públicas. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues essa é uma iniciativa que busca beneficiar a toda a população. Além da limpeza, a ação visa reforçar a ideia de que a preservação dos recursos hídricos no município começa por pequenos gestos, como não jogar lixo às margens da água e nem nas vias públicas.

Conforme a coordenadora da Coleta Seletiva, Jaíres Lima, durante a Semana do Meio Ambienta, as coordenações da Coleta Seletiva e da Educação Ambiental da AMMA realizaram uma ação na Empresa Três Corações.  “A convite da empresa, foi montado um estande para a distribuição de materiais e apresentação do projeto de Coleta Seletiva do Eusébio”, afirmou.