Eusébio conquista o vice-campeonato da Copa Brasileira de Bandas e Fanfarras

quinta-feira | 05/12/2019

O Eusébio sagrou-se vice-campeão brasileiro de Bandas e Fanfarras, na categoria banda de percussão rudimentar, no último sábado (30), em competição nacional realizada em Recife (PE). As bandas das escolas Cararu e Elisbão Pio que representaram o Eusébio e o Ceará na competição, trazem na bagagem troféus e medalhas conquistados na 7ª Copa Brasileira de Bandas e Fanfarras Campeãs, evento organizado pelo Governo Estadual de Pernambuco e Abanfare (Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco).

A banda Cararu conquistou colocações nos seguintes quesitos da competição: Banda vice-campeã; Regente Vice-campeão; Mor, 3º Lugar e Pavilhão Cívico, 3º Lugar. Já a banda da Escola Elisbão Pio ficou com as seguintes colocações: Banda, 3º Lugar, Regente, 3º Lugar, Mor, Vice-campeão e Pavilhão Cívico, Vice-campeão. Ao todos, 36 bandas e fanfarras de vários estados participaram da competição nas seguintes categorias: Percussão Rudimentar, Percussão Sinfônica, Fanfarra Lisa com Gatilho, Banda de Música, Marcial Infanto Juvenil, Marcial Juvenil, Marcial Master e Marcial Show.

Para o coordenador de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, José Honório, o trabalho deve ser aplaudido, tanto pela performance dos alunos, como pelo trabalho realizado pelos maestros regentes da Banda de Percussão Cararu e Elisbão, que são respectivamente; Isaias Guedes e Tarciano da Silva.

O secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, destaca que os resultados obtidos demonstram que as bandas escolares vêm se preparando com responsabilidade e dedicação e que o apoio da Prefeitura, em parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, é fundamental para os resultados. “O Eusébio hoje é uma potência no Estado neste seguimento e está comprovado que está entre os melhores do nosso país”, explica.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca mais essa conquista como fruto de um trabalho continuo, que vem sendo feito há mais de uma década no município, possibilitando que os alunos tenham contato com a música na escola. “Muitos deles descobrem seus talentos nas bandas escolares e depois podem voar mais alto. Nossas bandas são conhecidas pela disciplina, talento e foco de todos que participam e apresentam números do mais alto nível, disputando de igual para igual com as maiores potencias”, assevera.