Eusébio dá a largada para conquistar Selo UNICEF

quarta-feira | 13/08/2014

O município do Eusébio dá a largada, nesta quinta-feira (14), na campanha visando à conquista pela quinta vez do Selo UNICEF – Município Aprovado, Edição 2013-2016. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Eusébio, realiza o primeiro grande evento dedicado a conquista do selo. Trata-se do 1o Fórum Comunitário, que visa à elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e da adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população até 17 anos e um Plano Municipal de Ação, com detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida do segmento.

O encontro será realizado no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, das 8 às 16 horas, conforme definição do UNICEF. Serão trinta representantes de segmentos da sociedade que participarão da atividade, entre eles: um artista, um rezador, uma mãe inscrita no cadastro único, um vereador, um jornalista, um conselheiro tutelar, um promotor, um juiz de direito, um professor do ensino fundamental e profissionais do Programa de Saúde da Família.

Essa é a primeira etapa da avaliação que o UNICEF está realizando quanto a gestão de políticas públicas para a infância e Adolescência nos municípios. Segundo a articuladora municipal do Selo UNICEF no Eusébio, Marta Mendes, a entidade exige a realização do Fórum Municipal e o envio do plano de ação para que o município continue na disputa pelo Selo. Os ganhadores serão anunciados somente em 2016, quando acontecerá o II Fórum Comunitário. “Nesse novo evento serão avaliadas se as ações propostas nesse primeiro Fórum foram executadas, caso isso tenha acontecido o município fica apto a receber a diplomação”, revela.

O Prefeito Junior observa que o Eusébio é tetracampeão do Selo Unicef e está caminhando firme para conquistar o pentacampeonato. Ele observa que o município vem buscando fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, seja na Educação, com o programa do Tempo Integral, como na Saúde, desde o nascimento e por todo o desenvolvimento da criança e adolescente, através da Atenção Básica e atendimentos especializados, além das diversas ações no Esporte e na Cultura.

“Criamos uma rede social para todos os cidadãos, com o intuito de ampliar a qualidade de vida em todos os sentidos. O Selo UNICEF é um instrumento importante para os municípios, pois leva os gestores a atuarem sempre nesse caminho de melhorar as políticas públicas voltadas para esse segmento”, asseverou.