Eusébio dedica o mês de junho ao meio ambiente com programação voltada para a educação ambiental

segunda-feira | 05/06/2017

O município de Eusébio abriu nesta segunda-feira (05) o evento “Eusébio Ambiental”, cujo tema deste ano é Educação Ambiental. Todas as conquistas advindas de projetos e ações realizadas pelo município estão sendo apresentadas durante evento, que foi aberto hoje no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz.

A programação é realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, mas se prolongará durante todo o mês. A atividade foi aberta com uma apresentação da Banda de Música do Município. O presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e do Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, deu boas vindas aos presentes e destacou que o tema “Meio-ambiente” não foi escolhido por acaso. “Estamos vivendo um grave momento, quando os Estados Unidos saem do Acordo de París, sobre o meio-ambiente e ameaça o mundo com sua poluição”, observou.

Ele destacou que durante o mês serão realizadas várias atividades voltadas para alertar cada cidadão de seu papel na preservação do meio-ambiente. “Uma ação simples como não jogar uma latinha, ou um papel na rua, faz grande diferença”, detalhou.

O vice-prefeito do Eusébio, Paulo César Feitosa, destacou que desde a primeira gestão de Acilon Gonçalves, que ele tem mostrado preocupação com o meio ambiente, tendo criado a AMMA para realizar esse controle ambiental. Disse que estava à frente da Procuradoria Geral do Município, quando a lei que criou a autarquia foi elaborada.

“Hoje temos um órgão organizado e atuante. Com a aplicação da lei conseguimos arrecadar R$ 1 milhão em multas que foram revertidas em benefícios para a população com a construção e reformas das praças da Mangabeira, Jabuti, Amador, instalação de equipamentos de ginástica, entre outras ações. E isso tudo devemos ao prefeito Acilon que teve a iniciativa de criar um órgão específico para cuidar do meio-ambiente”, disse.

O deputado Bruno Gonçalves observou que faz parte do Partido Ecológico Nacional (PEN) que tem propostas para novas políticas ambientais para o País e para o Eusébio. “O prefeito Acilon foi escolhido presidente de honra do partido no Ceará. Ele tem demonstrado sua capacidade de administrador, pois com todo esse desenvolvimento que o Eusébio tem experimentado, ele não deixa a peteca do meio ambiente cair”, disse o deputado.

Já o prefeito Acilon Gonçalves disse que o Eusébio decidiu que anualmente, a partir do dia 5 de junho, vai realizar um evento voltado para o meio ambiente, marcando assim a prioridade dada pela administração municipal ao tema. Ele destacou que a invasão de áreas verdes comuns no município no passado, não ocorrerá em sua gestão e que a situação da invasão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pacoti está sendo resolvido junto a Justiça.

Ele destacou o funcionamento das ouvidorias, a geral e as setoriais, “estamos finalizando a informatização do setor, e brevemente todo o sistema será integrado e as respostas às demandas dos munícipes serão abreviadas”. Acilon falou ainda da Coleta Seletiva, que segundo ele, entrará em uma nova fase, atendendo 100% do município. Anunciou ainda a criação dos “agentes ambientais”.

O prefeito observou ainda que outro grande empreendimento que será realizado em sua administração é o saneamento de 100% do município. “Será um investimento de R$ 120 milhões, que será concretizado a partir de Parceria Público Privada (PPP’s), isto é, a custo zero para o município. A empresa que ganhar a licitação internacional, vai cobrar o serviço por um período determinado da concessão”, esclareceu.

Após as falas de abertura, aconteceu a apresentação da peça teatral “Os quatro elementos”, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo e as palestras: “Uso Racional da Água”, ministrado por Ana Araújo; Ampliação da Coleta Seletiva de Eusébio, com Luciana Lopes e “Apa do Rio Pacoti: Belezas e Desafios, com Luzilene Sabóia. A partir desta terça-feira (6) terão início diversas atividades nas escolas e órgãos públicos.