Eusébio democratiza acesso às práticas esportivas

sexta-feira | 05/01/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Esporte e Juventude, concluiu seu ano esportivo pleno de êxito, com a realização de vários campeonatos e apoio as diversas modalidades em campeonatos, locais, regionais e nacionais. O Campeonato Eusebiense de Futebol, por exemplo, foi concluído com a equipe do Central sagrando-se campeã de 2017 e o Novo Santos, vice-campeão. Pelo aspirante, o campeão foi também o Central e o vice o Havaí. Para o secretário de Esporte e Juventude, Michel Choquito, o ano foi de grandes vitórias e congraçamento dos esportistas do município.

Ainda pelo Campeonato de Futebol pela 2° Divisão, no aspirante, o São Paulo superou o Timbú e levantou a taça. No titular as cartas se inverteram e o Timbú venceu o São Paulo sendo o campeão. Pela terceira divisão, o grande vencedor foi o time da Nova Geração, tanto no aspirante como no titular e o vice foi o Guanabara, nas duas categorias.

Nas categorias de base, no sub 9, o campeão foi o Tok de Bola e o vice o time do Grêmio. No Sub 11, o campeão foi o Nova geração (Jabuti) e o vice, Tamatanduba. No Sub 13, a equipe campeã foi a do Tok de Bola e a vice o Tamatanduba. Pelo Sub 15, os papéis se inverteram, pois o campeão foi o Tamatanduba e o vice o Tok de Bola. Pelo Futebol Master, o vencedor foi Guará e o vice foi os Amigos do Jabuti. E pelo Campeonato Eusebiense de Futsal, o campeão foi o Mangabeira e o vice o time do Panelinha.

A equipe do Eusébio Futsal Clube, apoiada pela Prefeitura de Eusébio, no seu primeiro ano de disputas do Campeonato Cearense de Futsal Adulto, alcançou as quartas de final, disputando com um dos maiores times da modalidade no País, o Horizonte Futsal Clube. A equipe também teve uma boa participação na I Taça TV Diário de Futsal. Outro grande resultado foi conquistado pela equipe do Eusébio Futsal sub 11 que se sagrou campeã cearense ao vencer duas vezes a equipe do Fortaleza Esporte Clube.

Os atletas eusebienses trouxeram três troféus de torneios estaduais para o município. Na final da Copa Metropolitana sub 9, por exemplo, a equipe do Eusébio venceu o Sumov por 1 a 0 sagrando-se campeã. Pelo no Sub 11, a equipe local ganhou o vice-campeonato.

O Eusébio sub 11 foi o campeão da Copa LFA Sub 11. Na categoria ‘Adulto’, o time do Uruguai ficou com o vice-campeonato. Outra competição apoiada pela Secretaria foi a 1ª fase da Copa Metropolitana de Handebol, que ocorreu no Ginásio Carlos Portela, em Maracanaú. A equipe do Eusébio venceu por 22 gols a 20 a equipe do Horizonte e foi a grande campeã do torneio.

Na final da Copa Eusébio de Futsal, a equipe do Londrina venceu por 3 gols a 2 equipe da G.M.E e sagrou-se campeã. Já a III Copa Eusébio de Futebol de Bases, realizada no Estádio Municipal Raimundo da Cunha Rola, os resultados foram os seguintes: No Sub 15, o Nova Geração (Campeão) e Juventude (Vice); No Sub 13, o Mangabeira (Campeão) e Juventude (Vice).

Pelo sub 11, o time campeão foi o Nova Geração, que venceu o Juventude, por 2 gols a zero. E no Sub 9, a equipe da Mangabeira, após empatar em um gol com o Tok de Bola no tempo normal, venceu por 3 a 1 nos pênaltis.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Eusébio vem incentivando todas as práticas esportivas, proporcionando o suporte para participação de equipes locais em torneios e copas, visando promover a inclusão social e a democratização do acesso às práticas esportivas. “Pelo esporte o cidadão reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações”. Ele destaca ainda o incentivo as 24 equipes de Futebol de Campo que participaram do Campeonato Eusebiense de Futebol; o projeto Karatê Para Todos; Escolinha de Jiu Jitsu; Escolinhas de Futsal e o projeto Eusébio Ritmos, que oferece à população aulões de zumba, aeróbica, jazz e forró, além de capoeira, exercícios funcionais e massoterapia, no Estádio Municipal.