Eusébio destaca o trabalho dos educadores físicos no processo de ensino-aprendizagem

sexta-feira | 02/09/2022

No dia do Educador Físico, ocorrido nesta quita-feira (01/09), a Prefeitura de Eusébio parabeniza esses profissionais que têm contribuído grandemente na promoção do desenvolvimento integral do aluno, com relação a uma vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. No Eusébio, dede 2019, que a Prefeitura criou o Departamento de Educação Física e Esporte (DEFE) que vem gerindo o setor, realizando diversas atividades que tem contribuído para a eliminação da evasão escolar e formação integral dos alunos.

O Departamento é responsável pelas práticas de formações continuadas, eventos de cunho esportivo e intersetoriais. Segundo André Limaverde, coordenador do DEFE, devido ao crescimento da cidade o setor de Educação do município buscou novas diretrizes, e com a educação física não foi diferente, por ser um componente curricular. Hoje o Departamento conta com 23 profissionais do Ensino Fundamental nos anos iniciais e 25 anos finais, e atuantes.

O DEFE está à frente de cinco projetos: a Caravana do DEFE, que atua a partir do convite da Unidade Escolar, onde são realizadas atividades como o manbol, ritmos, Karatê, badminton futevôlei;  jogos escolares;  escolinhas esportivas; beach tênis e a formação de professores, em parceria com o Departamento de Formação em Educação Física.

André Limaverde destaca, ainda, os projetos realizados em a parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, onde profissionais daquela pasta fazem apresentações de Breack Dance que é uma modalidade olímpica nas escolas; a parceria com o Departamento de Nutrição para que os alunos tenham uma alimentação saudável dentro e fora da escola, proporcionando um ganho a mais nas atividades físicas e redução da obesidade e assim trabalhando a parte socio emocional dos alunos. “Todo esse trabalho tem como resultado a redução significativa da evasão escolar no município”, ressalta.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a Educação física é uma peça fundamental para o processo de ensino aprendizagem dentro das unidades escolares, principalmente quando são trabalhadas ações através de intersetorialidade que visam proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos. “Nossos profissionais de educação física tem tido uma participação efetiva nesse trabalho de formação integral de nossos alunos. Por isso, parabenizamos a todos por esse dia festivo”, disse

O secretário de Educação Júlio César da Costa Alexandre também parabeniza todos os profissionais de Educação Física do município de Eusébio pelo grande trabalho que  desenvolvem nas escolas, pelo engajamento e profissionalismo tanto os que atuam do 6º ao 9ºº como os que atendem os alunos do 1º ao 5º ano. “Meu muito obrigado pela presença de vocês nas escolas e pelo compromisso com a Educação”, concluiu.