Eusébio deverá sediar um polo EAD da Universidade Aberta do Brasil

quinta-feira | 16/11/2023
Foto: Roberta Farias/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Educação, participou de uma reunião na sede do Palácio do Abolição para discutir a implantação de uma sede do polo EAD da Universidade Aberta do Brasil no Eusébio. A reunião contou com a participação do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, e do secretário Municipal de Educação, Júlio César Alexandre.

Na ação, serão criados 24 Polos da instituição com a oferta de 13.800 vagas para 2024. Durante o encontro, foram detalhadas as responsabilidades das Prefeituras, dentre elas, garantir espaço para funcionamento do curso de acordo com as recomendações da Capes.

O Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves destaca que serão mais de 500 vagas de curso à distância. “Estivemos no Palácio do Governo para uma reunião da universalização do ensino à distancia. E e o município de Eusébio agora faz parte deste núcleo. Vamos preparar toda a logística para podermos disponibilizar para o nosso povo as mais de 500 vagas dos cursos à distância. Vamos selecionar os melhores cursos e você será partícipe desse universo, conto com vocês se capacitando para ser selecionado e nós iremos com certeza formar grandes profissionais”, destacou.

Universidade Aberta do Brasil

O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.

Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

Os cursos atendem prioritariamente à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, referente à formação inicial e continuada, e cursos EAD de graduação (bacharelados e tecnológicos) e especializações voltadas para a formação de agentes públicos e demandas regionais de formação com foco no desenvolvimento econômico e social local/regional.