Eusébio é a primeira cidade do Brasil em exportação de cera de carnaúba

sexta-feira | 02/08/2019

O Eusébio é a primeira cidade do Brasil em exportações de cera de carnaúba, sendo a sua principal pauta, com US$ 5,13 milhões. Os dados são de estudo realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A cera vegetal tem como destinos principais os mercados chinês e alemão, com US$ 1,81 milhão e US$ 1,07 milhão, respectivamente.

O município exportou até maio deste ano US$ 11,5 milhões, tornando-se o 9º colocado no ranking de exportações do Ceará. As importações somaram no mesmo período US$ 10,5 milhões, o que gerou um saldo comercial superavitário de US$ 1 milhão. Com relação às importações, os itens mais adquiridos no exterior são os elétricos para telefonia com um total de US$ 718 mil. O valor esse 967,9% superior ao importado no mesmo período do ano passado. O segundo item mais importado são circuitos integrados, que somaram US$ 577,8 mil. O maior fornecedor do município no período é a China, com US$ 2,4 milhões.

O PIB a preços correntes do Eusébio foi contabilizado pelo IBGE (2015) em R$ 2,7 bilhões, sendo 53% englobado pelo setor de serviços, 46% pela indústria e menos de 1% pelo setor primário. O PIB per capta do município é de R$ 53,2 mil, caracterizado como o maior do Estado. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, a economia do município tem como principais pilares os empreendimentos imobiliários, empresas de prestação de serviços, indústrias diversas, com destaque para a indústria alimentícia e de produção de ceras vegetais como a de carnaúba.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o município tem ampliado suas pautas de exportações e diversificado o seu mercado, possibilitando assim o desenvolvimento vertiginoso de seu parque industrial. Ele pontua que além dos produtos oriundos do agronegócio, o município conta com uma forte industrial alimentícia, com destaque para a Fábrica Fortaleza, produtos eletrônicos, medidores de energia elétrica, laticínios, produtos farmacêuticos, materiais plásticos, rações para animais, entre outros.