Eusébio é beneficiado com a parceria entre o Instituto Pasteur, Fiocruz e o Governo do Ceará

quarta-feira | 30/08/2017

O prefeito Acilon Gonçalves participou, nesta quarta-feira (30), da solenidade de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado, a Fundação Osvaldo Cruz e o Instituto Pasteur, para o desenvolvimento de uma série de ações na área da saúde no Estado. A parceria visa o desenvolvimento de parcerias na área de ensino e pesquisa, visando futuramente à instalação do instituto francês no Polo Industrial e Tecnológico de Saúde do Eusébio. A cerimônia aconteceu na sede da Fiocruz, na Precabura, que deverá ser inaugurada entre novembro e dezembro deste ano.

Participaram do encontro o governador Camilo Santana, o presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, diretores das duas instituições de saúde e secretários de Estado, o deputado Bruno Gonçalves e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio Eilson Gurgel.

Eilson observou que o memorando prevê ações integradas em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no campo da saúde a serem desenvolvidas no município.

Em sua fala de boas vindas às autoridades presentes, o prefeito Acilon Gonçalves destacou que o Eusébio foi agraciado com o projeto do Polo Tecnológico e a rodovia CE-010, que já estão trazendo um grande desenvolvimento para o município. “Nós tínhamos a certeza que entraríamos para o mundo da ciência através da Fiocruz, e estamos mais ainda felizes com a presença do Instituto Pasteur com seu presidente que veio ver essa realidade e a hospitalidade do povo do Eusébio para com seus novos moradores. E tudo que se planta aqui dá bons frutos, por isso eu desejo que essa parceria seja o início de um grande projeto. Tenho certeza que logo, logo estaremos produzindo os melhores cientistas do Brasil. Contem sempre com o Eusébio como sua casa, sua morada”. Pontuou.

Em seguida, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, falou do projeto da Fiocruz no Ceará e sobre as diversas parcerias já efetivadas com o Instituto Pasteur. “Em março deste ano discutimos a possibilidade de um segundo sitio do Instituto Pasteur no Brasil, já existe um em São Paulo. A ideia é termos aqui no Eusébio uma unidade desse organismo mundialmente conhecido. Com certeza a presença do Instituto vem agregar valor ao Polo Tecnológico e vai colocar o Ceará e o Nordeste do Brasil em lugar de destaque no quesito ensino, pesquisa e produção científica”, pontuou.

Logo a seguir, falou o presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot, que agradeceu a acolhida e reforçou as parcerias com a Fundação Fiocruz, afirmando que a cooperação é importante, entre países, cidades e povos. Fechando a solenidade, o governador Camilo Santana agradeceu a acolhida, em Paris, quando de sua visita ao Instituto Pasteur, para dar início às discussões para a vinda da entidade francesa para o Estado. Camilo disse que o Polo será um marco importante para o Ceará e o Nordeste.

“A ideia é trazer para cá, várias instituições e empresas na área farmoquímica. Fomos a Paris dizer ao Christian que queremos um Instituto Pasteur aqui no Eusébio e mostramos o nosso potencial. Pensamos de forma estratégica e estamos preparando o Estado para receber os investimentos”, frisou.

“Vamos fechar uma parceria oficial com o Porto de Roterdã, que vai tornar o Ceará um grande centro de conexões marítimas; Fortaleza também terá um centro de armazenamento de dados vindos por cabos submarinos; teremos também um HUB de conexões aéreas e, por fim o Polo Tecnológico de Saúde. Acreditamos que com essa estrutura e essa parceria teremos um grande desenvolvimento na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, finalizou.