Eusébio é hexacampeão do Selo UNICEF

terça-feira | 08/12/2020

O Eusébio é hexacampeão do Selo UNICEF ao ser laureado no ciclo 2017/2020 pelos avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O município ficou entre os 115 municípios do Ceará e os 400 do Brasil, situados do Semiárido e na Amazônia Legal brasileira, premiados pela entidade ligada a Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio foi feito em evento online, apresentado por Bruno Gagliasso e Thaynara OG, com as presenças dos embaixadores do UNICEF no Brasil – Renato Aragão, Daniela Mercury, Lázaro Ramos e a personagem Mônica.

Os indicadores que deram a conquista ao Eusébio têm como base o ano de 2018/2019. Entre eles, o percentual de crianças de até 1 ano de idade com registro civil. Do total de nascidos vivos no município, 100% receberam o registro de nascimento. A Prefeitura de Eusébio garante e registro civil dos nascidos no município e a criança já sai da maternidade do Hospital Amadeu Sá, com o documento. Outro indicador avaliado foi a taxa de abandono no Ensino Fundamental que foi de apenas 0,3%. O Eusébio foi pioneiro no Ceará na criação do horário integral na rede pública e realiza projetos de incentivo e de buscativa de alunos com redução significativa de abandono escolar. Tambem podem sere citadas as ações dos Resultados Sistêmicos entre eles o Busca Ativa Escolar e o NUCA (Nucleo de Cidadania de Adolescentes)

A articuladora do Selo UNICEF no Eusébio, Marta Mendes, destaca que o trabalho para o Eusébio chegar a essa premiação foi feita por várias mãos, com apoio da primeira-dama Marta Gonçalves e do Prefeito Acilon Gonçalves. “Quero agradecer a Comissão Municipal do Selo Unicef, formado pelos servidores Maria do Carmo (Carmosa), Nelci Bezerra, Armando de Paula, Makciel Castro e Norbério Terceiro, aos adolescentes do NUCA, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e todos secretários municipais, que se envolveram e se empenharam para a vitória de hoje”, disse.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o Selo UNICEF é um reconhecimento internacional ao município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. “Criamos uma bem articulada rede de assistência social em nosso município, com a participação de todas as secretarias e órgãos municipais, para beneficiar todos os cidadãos com a melhoria da qualidade de vida. Trabalhamos sempre com esse propósito! Essa premiação nos motiva a continuar nesse caminho, pois acreditamos que a administração tem que ser voltada para as pessoas, para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar geral”, assevera o gestor municipal.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na edição 2017-2020, os municípios que receberam o Selo UNICEF se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos a educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.

Seguem os municípios ganhadores na edição 2017/2020 no Ceará:

Acaraú, Acopiara, Alcântaras, Alto Santo, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracati, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Baixio, Barbalha, Barreira, Barro, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Cariré, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Caucaia, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, Granja, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Ipaporanga, Ipu, Irauçuba, Itaiçaba, Itapajé, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Mauriti, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Pacoti, Pacujá, Palhano, Paracuru, Parambu, Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Umirim, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.