Eusébio fica em quarto lugar em número de empregos criados em novembro no Ceará

sexta-feira | 29/12/2017

O Eusébio ficou em quarto lugar no Estado e em terceiro na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) no saldo empregos, no mês de novembro. O município atingiu um saldo de 225 postos de trabalho, diante de 1.105 admissões e 880 demissões. O setor campeão em vagas foi o de Serviços, com 572, seguido da Indústria de Transformação, com 205; Comércio com 166; Construção Civil, 152. No ano foram 11.888 vagas abertas e 11.251 demissões, deixando um saldo positivo de 637 postos de trabalho.

Fortaleza ficou em primeiro lugar no Estado e no País, com 2.286 empregos com carteira assinada de saldo. Em segundo lugar aparece Caucaia, com 423 postos de saldo e Sobral em terceiro, com 243. Em quinto lugar ficou São Gonçalo do Amarante, com 161. Os números representam a recuperação do mercado de trabalho no Eusébio, que após cinco meses de saldo positivo teve uma queda no número de empregos em outubro. Naquele mês foram abertas 859 vagas de empregos e ao mesmo tempo foram demitidos 1.020 trabalhadores, deixando um saldo negativo de 161 vagas.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, o resultado demonstra a recuperação econômica do município, que segue uma tendência nacional. “O empresariado voltou a confiar na economia e passou a investir mais. No nosso município, o setor de Serviços continua em primeiro lugar, gerando empregos em uma área que continuamos investindo. Mas a Indústria de Transformação também tem contribuído bastante na criação de vagas. Continuaremos com esse trabalho de prospecção de negócios, mas sempre com o foco de atrair indústrias não poluentes e que desenvolvam a sustentabilidade”, revelou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o quadro de recuperação da economia nos últimos meses do ano, é uma boa sinalização. “Pode ser uma prévia do que teremos em 2018. O Eusébio, com certeza, passará por grandes transformações. No primeiro semestre, com a inauguração da Fiocruz, o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde iniciará o processo de ocupação, atraindo várias empresas ligadas ao setor e com elas inúmeras vagas que deverão ser ocupadas prioritariamente por eusebienses”, destacou o prefeito. Hoje o município conta com 7.561 empresas.